Após despedir-se do marido, que parte para Portugal, Laura sente-se mal e desmaia. Observada por Assunção, ela descobre que vai ser mãe
Constância revolta-se ao saber que a filha está doente e pediu a Isabel para cuidar dela. No entanto, a ex-baronesa convence Laura a ir para sua casa, dizendo que também receberá Isabel. Fica assim a saber que Laura não tem tido notícias de Edgar e questiona a filha sobre a viagem do marido. Isabel diz que o motivo foi negócios. Constância intercepta uma carta do genro e pede a Carlota que a guarde, mas Celinha encontra-a e entrega-a a Laura. Esta torna a discutir com a mãe e, apesar de Assunção ser contra, resolve voltar para sua casa. Ao chegar, encontra Edgar com Catarina e a filha de ambos, Melissa. Edgar tenta justificar-se e fica surpreendido por a mulher não ter recebido as suas cartas. Os dois discutem. Constância fica a saber que Catarina está no Rio de Janeiro.
Berenice apresenta Elias
Para justificar a presença de um bebé no morro, Berenice apresenta Elias como seu sobrinho. Afonso engraça com o menino. Zenaide arrepende-se de ter aceite a proposta de Constância para criar o neto. Jurema tenta ajudar e doa ao pequeno as roupas que haviam sido preparadas para o filho de Isabel. Esta vai ao morro e, ao ver o bebé ao colo de Zenaide, sente que ele é seu.