![Liberdade-Liberdade.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2019/06/9570648Liberdade-Liberdade.jpg)
![affa23356ba76787d3167a10e39075dd.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2019/06/9570667affa23356ba76787d3167a10e39075dd.jpg)
![tiradentes.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2019/06/9570668tiradentes.jpg)
A menina vai atrás do pai e acaba por presenciar o seu trágico destino
Está em jogo o destino de Tiradentes, líder do movimento anti-imperalista chamado Inconfidência Mineira. Militando contra as medidas impostas pela coroa portuguesa, ele é considerado um traidor e condenado à morte. O povo aguarda ansioso pela sentença, que é presenciada por Joaquina, a filha de Tiradentes. A menina fica aterrada quando o juiz dita: “Salvo a pena do alferes Joaquim José da Silva Xavier. Este será enforcado, decapitado e esquartejado por crime de Lesa-majestade”. De longe, ela é observada por Raposo, o homem que irá salvar-lhe a vida. Isto porque a rainha D. Maria, ao ser informada de que o criminoso tem seguidores, manda eliminar também a sua descendência. No meio da multidão, Joaquina assiste ao enforcamento do seu pai, cujas últimas palavras são: “Se mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria pela liberdade da minha pátria”.
Presos por traição
A trama começa com a perseguição de Tirandentes e seus companheiros, que se revoltam contra a exploração no Brasil. No ano de 1792, conspira-se contra o domínio de Portugal. Um dos revolucionários recebe em segredo um livro com a declaração da independência da América e sonha conseguir o mesmo no seu país. É o militar Joaquim José da Silva Xavier, chamado de Tiradentes. Mas apesar de cuidadosos, os seus passos são detetados e a sua vida corre perigo. Antes que a situação piore, ele faz uma visita à filha, Joaquina, e fala-lhe sobre a liberdade. Pouco depois, ele e Rubião são presos pelo comandante Tolentino.
Antónia é assassinada
Joaquina é raptada pelo bandido Mão na Luva. A casa de Tiradentes é incendiada. Antónia enterra os restos mortais do pai da sua filha, que foi decapitado e esquartejado. Rubião aparece na casa dela, que o acusa de traição. Ele atira sobre ela e foge. Raposo encontra-a a agonizar. Antónia pede-lhe que tome conta de Joaquina. Raposo tem de negociar a menina com Mão na Luva, mas com a ajuda de Maia e Virgínia acaba conseguindo uma identidade falsa para ela. Os dois embarcam juntos para Portugal.