É já no dia 20 que se realiza mais uma edição dos Globos de Ouro. E este ano João Maneira pode levar uma estatueta dourada para casa, pois está na corrida ao prémio Revelação pelo seu papel em “Amor Maior”. Isto apesar de o ator de 22 anos contar com uma carreira na representação de mais de uma década. “Realmente, já trabalho há algum tempo, mas posso dizer que estou grato às pessoas que me ajudaram a ser um ator melhor e permitiram que esta nomeação acontecesse”, afirma, não escondendo a satisfação. “Sinto-me nas nuvens, sinto que tudo o que fiz até agora foi reconhecido.” Caso tenha de subir ao palco, sabe bem com quem vai partilhar o galardão: “Não será meu, será de todos os irmãos [na novela, era irmão de Beatriz Frazão, de Catarina Rebelo] e especialmente da minha mana maior, a Sara Matos”. Se não ganhar, confidencia, fica feliz na mesma: “Não serei melhor nem pior se receber um Globo. Não penso nisso neste momento”.
Papel desafiante
A estreia nas novelas aconteceu em 2006, quando tinha apenas 11 anos, na novela “Fala-me de Amor” (TVI). Contudo, confessa, os trabalhos que mais o marcaram foram os mais recentes “Mar Salgado” e “Amor Maior”, ambos na SIC. “De facto, o Afonso de Amor Maior foi o projeto mais desafiante e complicado”, revela à nossa revista, “mas o Mar Salgado marcou-me muito. Não pela minha prestação mas pela família que ali se construiu e que ficará para sempre na minha memória”. Quanto à família verdadeira, conta que receberam a notícia com alegria. “A minha mãe e o meu pai sonham com o sucesso de todos os meus irmãos desde que nascemos e lutam como uns guerreiros por nós.” No entanto, também lhe deixam o aviso: “A fama vem muito depressa e em peso, mas quando se vai é ainda mais rápida!”.
João Maneira nomeado para o Prémio Revelação: “Sinto-me nas nuvens”
Com uma carreira de mais de dez anos em televisão, o ator está nomeado a um Globo de Ouro. “É um reconhecimento incrível”, diz, entusiasmado.