A vida da filha de Diana vai sofrer um duro revés quando ingerir veneno que Gonçalo colocou num copo com o objetivo de assassinar André. Vitória fica em coma e em risco de vida. Apenas um transplante de medula a poderá salvar da morte certa. André não é compatível com ela e Gonçalo começa a suspeitar que, afinal, poderá ser ele o pai da rapariga, uma vez que passou uma noite com Diana no passado. No escritório, o vilão recebe uma chamada para ir levantar umas análises. Já no consultório, é recebido pela médica de Vitória, que lhe mostra os documentos com os resultados dos testes. “O senhor tem uma compatibilidade de mais de 60% com a Vitória”, afirma a profissional de saúde, que prossegue: “Tendo em conta o agravamento do estado da Vitória e sendo o senhor o pai dela, o melhor é avançarmos o quanto antes”. Gonçalo engole em seco perante a confirmação daquilo que já temia e pondera recuar na decisão. “O senhor pode, em qualquer altura, desistir, claro. Mas, sendo pai e tendo em conta o estado de saúde da Vitória”, continua a médica, que tenta demovê-lo: “Espero que não interprete o que vou dizer como coação, mas o senhor tem a hipótese de salvar a vida da sua filha”.
O vilão está intransigente e explica que não vai fazer o transplante, preparando-se para deixar a sala. A médica pede-lhe mais um instante. “Corrija-me se estiver errada, mas… O problema é o teste de ADN, certo?”, pergunta. Gonçalo acaba por confirmar e a profissional de saúde apresenta-lhe uma solução. “Existe um dever na minha profissão que se chama sigilo médico. O que quero dizer com isto é que, se o senhor não quiser que se saiba que é o pai da Vitória, não vou revelar essa informação.” Ele fica em silêncio e aceita então fazer o transplante. “Vamos combinar o que vamos fazer: não quero que se saiba que sou pai da Vitória. Nem a percentagem de compatibilidade. Nenhum desses dados tem de ser fornecido à paciente, nem à mãe dela, pois não? Vou fazer o transplante. E isso, sim, faço questão que fique a saber-se”, afirma. Pouco depois, o malvado telefona a Diana e conta-lhe a boa nova. A trapezista rejubila e agradece-lhe por poder salvar a vida de Vitória.
Não perca em ‘Alma e Coração’: Gonçalo descobre que é pai de Vitória
Afinal, Diana traiu André com o amigo e é ele o pai da sua filha. Quando esta está à beira da morte, o vilão é o único dador compatível, mas não quer que ninguém saiba a verdade.