A gravidez de Júlia vai trazer uma grande mudança na trama da SIC, com a vilã a ser atacada, numa primeira fase, por Gonçalo e, posteriormente, por Marta, como lhe revelámos na edição anterior. Porém, o pior pesadelo da agente imobiliária chegará mais tarde, quando se sente mal e é levada de urgência para o hospital. Ao regressar a casa, recebe a visita de Diana, que ficou preocupada ao saber que a amiga foi à unidade de saúde. “Ela sentiu-se mal e fomos ao hospital, mas voltou sem dizer uma palavra, não sei o que se passou. Por isso é que lhe liguei, está assim há horas”, diz a empregada.
Júlia não quer ver ninguém e pede à trapezista que saia, mas esta recusa. Natália retira-se e as duas amigas conversam. “Tive um pico de tensão, por causa da medicação que deixei de tomar. Os médicos ficaram preocupados, falaram em pré-eclâmpsia, se continuar com estas oscilações”, lamenta a mãe adotiva de Vitória. Diana insiste para saber se o bebé está bem e a vilã acaba por revelar que “o médico que me fez a ecografia, na urgência, disse-me que não percebeu como não viram antes. O bebé… Eles deram-me a certeza praticamente absoluta de que tem síndrome de Down”, revela. A mulher de Rodrigo fica em estado de choque e vai buscar um copo de água para a antiga rival.
Preocupada, pergunta-lhe como se sente e Júlia, que tem uma saúde frágil explica que terá de pensar muito bem no que fazer. “Vou ter de fazer mais exames. Exames que não quis fazer antes, apesar de ter indicação para os fazer, porque havia riscos e eu nunca quis arriscar nada com este filho”, explica, admitindo ponderar fazer um aborto. A trapezista diz que não pode dar-lhe nenhum conselho e que terá de ser ela a tomar a decisão. “Quero muito este bebé, tu sabes, mas, por outro lado, se o tiver, a minha saúde é tão frágil, estou em risco de pré-eclâmpsia… Se me acontecer alguma coisa, ele fica completamente desamparado”, justifica-se Júlia, com os olhos marejados de lágrimas. “Se esta criança vai ser mais dependente do que as outras, quem é que vai cuidar dela se eu já não estiver cá?” A mulher de Rodrigo fica em silêncio e Júlia baixa a cabeça. “Cuida do meu bebé”, suplica então. Emocionada, a filha de Sara puxa-a para si e abraça-a, tentando consolá-la.
Este artigo foi originalmente publicado na edição 1116 da Telenovelas.