Das 46 novelas produzidas na década de 10 do século XXI, foram estas as mais votadas! A primeira conclusão que podemos tirar é que a maioria das pessoas vota no que está a ver ou no que está mais fresco na sua memória. Saliente-se ainda que, em termos absolutos, a grande vencedora da nossa sondagem foi – surpresa! – “Na Corda Bamba”, da TVI, o canal que mais produziu novelas nos últimos dez anos (no total, 26 contra 17 da SIC e apenas três da RTP1).
As três preferidas da TVI:
1 – Na Corda Bamba:
Estreada a 15 de setembro de 2019, “Na Corda Bamba” marcou o regresso do autor Rui Vilhena, depois de ter estado na TV Globo a fazer “Fina Estampa” (como colaborador de Aguinaldo Silva) e “Boogie Oogie”. Na trama da TVI, a protagonista é a vilã Lúcia (um grande papel desempenhado por Dalila Carmo), que, com a cumplicidade do marido, Pipo (Pêpê Rapazote), criou uma família falsa, raptando todos aqueles a quem chama filhos.
2 – Ouro Verde:
Joana de Verona (no papel de Beatriz) e Diogo Morgado (Zé Maria/Jorge Monforte) protagonizaram esta história de amor e vingança exibida em 2017 e que conquistou o Emmy Internacional de Melhor Telenovela.
3 – Valor da Vida:
Quem não suspirou com o amor de Artur (Rúben Gomes) e Aisha (Isabela Valadeiro) nesta história de Maria João Costa (a mesma de “Ouro Verde”)? A trama foi para o ar entre setembro de 2018 e maio de 2019.
As três preferidas da SIC:
1 – Golpe de Sorte:
Quem não conhece a doce e sensata Maria do Céu, uma vendedora de fruta que ganhou o Euromilhões? Maria João Abreu estreou-se como protagonista nesta produção que começou a ser transmitida em maio de 2019 e que vai ter nova temporada.
2 – Nazaré:
Desde a estreia, a 9 de setembro de 2019, lidera as audiências da televisão. A história de amor entre a ex-pescadora Nazaré (Carolina Loureiro) e o jovem empresário Duarte (José Mata) é vista, em média, por quase 1 milhão e meio de telespectadores.
3 – Terra Brava:
Em segundo lugar nas audiências da SIC, está “Terra Brava”, cuja trama se centra tanto na vingança de Diogo (João Catarré), como no seu amor cheio de obstáculos pela bela Beatriz (Mariana Monteiro).