Tal como a Telenovelas lhe mostrou em primeira mão na edição impressa, Martim é filho de Eduarda e não de Beatriz. A duas semanas da exibição deste episódio nos ecrãs da SIC, o Holofote mostra-lhe já todas as imagens que explicam esta história.
Tudo aconteceu há 14 anos. Eduarda e Beatriz deram à luz no mesmo dia. A vilã foi a primeira e mal nasceu o seu bebé quis saber como tinha corrido o parto da filha. Foi ao encontro dela, ainda combalida com as dores do parto. “Correu tudo bem, filha. Hoje fui mãe e avó, temos uns bebés lindos”, sussurrou-lhe, pedindo em seguida à enfermeira para trazer o neto. Dirigiu-se à sala dos bebés e, após muito procurar, encontrou o menino. Nesse instante reparou que ele não respira e gritou. Foi uma enfermeira, Prazeres, que pergunta o que se passa. “O meu neto está morto!”, disse a vilã.
A avó de Catarina quis chamar as colegas, mas Eduarda impediu-a: “A minha filha não vai poder ter mais filhos… os médicos dizem que ela pode entrar em coma de novo. Eu… tenho de fazer alguma coisa, ela não vai aguentar. Troco-os… É isso”, sugeriu. “É só trocar as pulseiras e mudá-los de berço”, acrescentando ainda. Prazeres quis impedi-la, mas a mãe de Afonso continuou com o seu discurso: “Não vou dar um desgosto destes à Beatriz. Só preciso que saia daqui e fique calada. A Prazeres é mãe e sabe os sacrifícios que fazemos pelos filhos…”. Um momento que vai deixar os espectadores da trama completamente surpreendidos!