ZECA (Graciano Dias)
Tudo pela mãe: Tem quatro irmãs e aceita ser preso por um assassinato que não cometeu a troco de uma avultada quantia para salvar a mãe, que tem uma terrível doença. Já na prisão, é informado de que vai receber metade do combinado e que a sua progenitora não vai resistir. Fica 20 anos na cadeia e aproveita esse tempo para se tornar um homem melhor e estudar. Ao ser libertado, reencontra Ema, o seu amor da adolescência, que vai querer reconquistar. Também quer provar que não cometeu qualquer crime no passado.
EMA (Ana Varela)
Sofre por amor: Amiga de infância de Zeca. Chegaram a namorar, mas separaram-se depois de ela perder toda a família e sair do Faial, onde viviam. Nunca ultrapassou a dor de a filha ter morrido quando era jovem. Refez a sua vida e, 20 anos depois, é casada com Raul, filho do dono da editora para a qual Zeca vai trabalhar. O seu casamento já conheceu melhores dias.
CÉLIA (Sofia Ribeiro)
Louca pela filha: É capaz de qualquer coisa por amor à filha. Cruzou-se com Joana nos escombros de uma casa no Faial após um grande terramoto na ilha. Nessa altura, carrega a filha biológica morta e, ao encontrar a bebé de Ema, troca–as. Ninguém, à exceção de Estela (Isabel Figueira), sua irmã, imagina o que fez.
RAUL (Sérgio Praia)
É aquele que Zeca procura, pois é ele o verdadeiro assassino do homem que o rapaz supostamente matou. Há 16 anos cometeu esse homicídio e, com a ajuda do tio Peter (Joaquim Nicolau), arranjou alguém que assumisse o crime. Mas nenhum sabe quem é quem. Hoje, é marido de Ema, mas rejeita o filho de ambos por sofrer de uma doença rara.
VANDA (Fernanda Serrano)
Desejo de vingança: Presidente de uma associação de apoio a pessoas com doenças raras, tem uma vida dupla secreta. Carrega a tristeza pela morte do marido e acredita que foi Zeca quem o matou. Quando este é libertado, confronta-o e quer vingar-se por aquilo que ele terá feito ao seu grande amor. É amiga de Ema.