Uma crónica urbana ambientada no charmoso bairro do Leblon (Rio de Janeiro) que aborda relações humanas com simplicidade, emoção e realismo. Assinada por Manoel Carlos, “Laços de Família” é a novela escolhida para ocupar o horário das 22h15, na Globo. A estreia está marcada para o dia 28 de setembro e a trama será exibida de segunda-feira a sábado.
“Laços de Família” acompanha o amor incondicional de Helena (Vera Fischer) pela filha Camila (Carolina Dieckmann). No início da trama, Helena, uma empresária do ramo da estética, apaixona-se pelo médico Edu (Reynaldo Gianecchini), muito mais jovem do que ela, e ambos iniciam um romance. Algum tempo depois, Camila regressa de uma temporada de estudos no exterior e apaixona-se pelo namorado da mãe, que decide abrir mão do amor por Edu e inicia um novo romance com Miguel (Tony Ramos), homem culto e charmoso, dono de uma livraria no Leblon.
O ponto alto de “Laços de Família” acontece quando Camila é diagnosticada com leucemia e Helena mostra estar disposta a qualquer sacrifício para salvar a vida da filha. Carolina Dieckmann revela que jamais imaginou que a cena em que a sua personagem rapa o cabelo fosse tão marcante. “Foi nesse momento que o personagem entrou de uma maneira física em mim. Eu senti que ela estava mais forte do que nunca, e isso passou para a cena, não fui só eu que senti. Acho que todo mundo que vê a cena identifica que tem ali um encontro físico da personagem com a atriz”, relembra a atriz.
Além da trama em torno do trio de protagonistas, diversas histórias e personagens paralelas também têm um grande destaque em “Laços de Família”. Ao interpretar Capitu, uma universitária que trabalha como prostituta para sustentar os pais e o filho pequeno, Giovanna Antonelli foi uma das grandes revelações da trama. Ainda hoje o público recorda esta personagem. “As pessoas falam comigo sobre a personagem em vários países que visitei. Em Portugal, por exemplo, até hoje me chamam de ‘menina Capitu’. Com certeza ela foi um divisor de águas na minha carreira. É uma personagem muito real e humana”, enaltece Giovanna.
Deborah Secco foi outra das revelações da novela ao ter interpretado a ardilosa Íris. “Foi uma personagem que me proporcionou trabalhar muitas nuances. Ela tinha uma mistura de sentimentos. Era invejosa em alguns momentos, em outros, generosa. Era muito apaixonada pela família e quando o pai e a mãe morrem fica vivendo com parentes de favor, ninguém tem por ela uma afeição genuína. Acho que isso tocou o público e fez com que a Íris não virasse apenas uma vilã odiada. O processo de criação foi um dos mais profundos da minha carreira”, conta Deborah.
“Laços de Família” foi o primeiro trabalho de Reynaldo Gianecchini e Juliana Paes em dramaturgia. O ator relembra o quanto foi intenso e transformador estrear-se numa novela de horário nobre, contracenando com atrizes veteranas como Vera Fischer e Marieta Severo. “Foi uma responsabilidade enorme fazer meu primeiro trabalho na TV numa novela com o porte e a força de ‘Laços de Família’. De cara foi uma loucura fazer par romântico com a Vera, a musa que eu cresci assistindo. E quando soube que a Marieta seria minha tia, também não acreditei, porque sempre fui fã dela. A troca com a Carolina foi muito legal e intensa. As três foram generosas e me acolheram. E ainda tinha a Juliana Paes começando comigo. Tenho muito carinho pelo o que a gente viveu junto nessa novela”, revela o ator. Já Juliana Paes acredita que foi a oportunidade de contracenar com grandes atores que fez com que conquistasse êxito no ofício. “Entrei na TV muito crua, fui desenvolvendo meu potencial a cada dia. Aprendi muito com os grandes atores, e acho que talvez por isso tenha aprendido bem, modéstia à parte”, diz Juliana, aos risos.
‘Laços de Família’ traz ainda no elenco outros nomes bem conhecidos do público, tais como Regiane Alves, Helena Ranaldi, Luigi Baricelli, Lília Cabral, José Mayer, Júlia Almeida, Henri Pagnoncelli e Max Fercondini, entre outros.