A tensão é grande nos próximos episódios de “Terra Brava”. Tudo começa quando Francisco atrai Ema com uma mentira e diz que ela preparou uma cilada para separá-lo de Rosete. Então, pergunta o motivo, mas Ema nega. É quando Francisco ameaça ir à polícia. Ema com medo diz que foi Eduarda quem lhe pagou para os separar.
Mais tarde, Francisco diz a Rosete que Eduarda pagou a Ema para os separar. Rosete diz que está desiludida com ele, que esperava mais dele e não lhe perdoa por ter desconfiado dela. Francisco sabe que ela tem razão.
Furioso, Francisco prepara armas. Eduarda chega e os dois discutem discutem. Francisco diz que sabe que foi ela quem pagou a Ema para o separar de Rosete. É quando Francisco dispara a arma e o cavalo assusta-se. Eduarda cai ao chão.
Não muito longe dali, Beatriz, tensa, pergunta a Norberto se ele também ouviu os tiros. Norberto desvaloriza e diz que Francisco estava a preparar armas. Quer saber se ela está bem, nunca mais a viu a montar. Beatriz mente.
Eduarda está furiosa. Francisco diz para ela nunca mais se meter entre ele e Rosete. Afonso também defende o pai. Já Beatriz e Norberto ajudam Eduarda, que acusa Francisco de a tentar matar mais uma vez.