É nas montanhas da Serra da Estrela que nasce esta história de amor misturada com muita intriga
É na fictícia aldeia Fraga Pequena que se desenrola a nova novela da SIC, “A Serra”, que ainda este mês estreia em substituição de “Terra Brava”. Nela reside Fátima (Júlia Palha), uma queijeira que sofre um tremendo revés quando o irmão, Artur (Ângelo Rodrigues), é encontrado morto e o pai, Silvério (Pedro Laginha), vai parar à prisão.
Logo no início, o seu caminho cruza-se com o de Tomás (José Mata), um socorrista de montanha, que trabalha nos Alpes Franceses. Ele é o namorado de Mariana (Carolina Carvalho), a mimada filha de Carlota (Sofia Alves) e grande rival de adolescência de Fátima. Quando o rapaz conhece a queijeira, a empatia é imediata e acabam por perder-se juntos na montanha, o que origina uma paixão ardente. Eles vão querer vivê-la em pleno, só que a terrível mãe de Mariana vai fazer de tudo para os impedir e manter o romance do rapaz com a sua filha.
Mas há muitos outros segredos com que irão ter de se bater, sobretudo a partir do momento em que Fátima começar a investigar as circunstâncias da morte de Artur, que envolvem pessoas próximas de Tomás e Mariana. Escrita por Inês Gomes (autora de “Terra Brava”), a trama conta com as participações de Isabela Valadeiro, Custódia Gallego, Manuela Couto, Dânia Neto, Soraia Chaves, Jorge Corrula, António Pedro Cerdeira, João Jesus e Virgílio Castelo, entre outros.