No sábado, dia 27 de março, Manuel Luís Goucha saiu da sua casa em Fontanelas, Sintra, e rumou ao Porto para um reencontro muito aguardado… com Sónia Araújo, a sua antiga assistente no programa das manhãs da estação pública. “Foi bastante divertido! Quando nos encontrámos não nos pudemos abraçar por causa da pandemia, mas fizemos logo uma algazarra”, conta o apresentador à TvMais.
A estrela da RTP1, que vive em Gaia, foi a convidada de Goucha em “Conta-me”, que a TVI emitiu no sábado, 3 de abril. A entrevista decorreu num hotel, com uma vista deslumbrante para a Invicta. “Foi uma conversa bastante descontraída e a entrevista reflete aquilo que a Sónia é, ou seja, uma pessoa muito tranquila, harmoniosa, que não abre muito o jogo sobre a sua vida privada. Claro que falámos sobre o seu casamento de 20 anos, dos filhos, da sua paixão pela dança e de televisão.”
Zangada com ele?
Só que Manuel Luís Goucha também esclareceu com Sónia Araújo alguns comentários que surgiram após sua saída da RTP1, em 2002, quando foi protagonista de uma mediática transferência para a TVI. “Quis saber se tinha ficado zangada comigo. Disse-me que não, apenas ficou triste por não lhe ter contado que ia para a TVI porque já trabalhávamos juntos há sete anos. Só que este processo – de receber um convite e tomar uma decisão – é sempre muito solitário.”
Os dois antigos colegas também abordaram os rumores que na época fizeram correr muita tinta: que os dois se davam mal e que era difícil trabalhar com o apresentador. “Como se vai poder ver na entrevista, nada do que se disse é verdade. Atritos? É tudo mentira! Nunca existiram atritos entre nós”, garante a estrela da TVI.
Goucha não tem dúvidas que a entrevista suscita curiosidade pelo que se disse dele e reconhece que pagou caro pela mudança de camisola. “No dia a seguir à minha saída da RTP1, a Sónia começou o programa da manhã com a frase: O Manuel Luís abandonou a ‘Praça da Alegria’. Pelo que conhecia dela percebi que aquilo tinha sido uma imposição da Direção do canal e a Sónia agora confirmou-me que aquela frase não era da sua autoria.” Porém, reconhece que a mesma provocou um afastamento do público: “Teve um efeito devastador na minha carreira e durante dois anos fiz uma travessia no deserto, pois, como se sabe, nos primeiros tempos na TVI não fui líder de audiências”.
Os dois reconhecem que Sónia Araújo até saiu beneficiada com a ida do apresentador para a estação privada, já que passou a ter mais protagonismo em “Praça da Alegria” e na própria RTP1. “A minha saída foi boa para ela, que teve de assumir o papel de apresentadora.”
O reencontro não teve lágrimas mas muitas gargalhadas e já depois de se despedirem, seguindo cada um para os seus afazeres, enviaram uma mensagem um ao outro. “Tanto eu como a Sónia dissemos um ao outro que tínhamos gostado muito de estar juntos”, confidencia Manuel Luís Goucha. Não é para menos, já que há duas décadas que não se viam.