Foi na noite deste domingo, 12 de setembro, que estreou o “Big Brother”. E dentre os participantes, muitos trouxeram histórias de vida marcantes, como foi o caso de Lourenço Barcelos. O jovem de 24 anos de Albufeira revelou logo no vídeo de abertura que é um homem transexual e que está no reality show da TVI para “abrir mentalidades”.
“A minha infância foi boa mas também cheia de preconceito. Aos sete anos apercebi-me que não era igual às minhas amigas, sentia que estava no corpo errado e odiava olhar-me no espelho”, revelou Lourenço, que iniciou a transição de género aos 16 anos. “Queria começar a minha mudança. E tive que mexer os dedos porque não tinha ninguém a minha volta para me ajudar. Então fui pesquisar. E encontrei um hospital que fazia mudança de género com testosterona. Falei com a minha mãe, ela deu-me o dinheiro, fui a Lisboa, e comecei o processo”.
Lourenço é estudante e ajuda a mãe num restaurante. O contacto do pai não é muito próximo, já que o progenitor vive em Angola. “Meu pai ainda me trata pelo nome feminino. Ainda não temos aquela conexão, e pronto, é uma questão de hábito.”
Lourenço revela que o seu objetivo no programa é abrir mentalidades: “Quero ser uma inspiração, uma espécie de espelho, para muita gente aí fora, como eu. E também para o resto da comunidade LGBT”. O concorrente ainda revela um sonho que pretende realizar se ganhar o programa: “Ainda me falta uma operação, que conto fazer quando vencer o Big Brother”.