Rio de Janeiro. Pós-pandemia. Tijuca, Barra, Leblon. Nestes bairros genuinamente cariocas, vivem e trabalham Neném (Vladimir Brichta), Paula (Giovanna Antonelli), Guilherme (Mateus Solano) e Flávia (Valentina Herszage). Os quatro, que não se conheciam até o dia em que o destino os coloca dentro do mesmo avião, têm as histórias contadas em ‘Quanto Mais Vida, Melhor!’, novela inédita que chega esta segunda-feira (22) a Portugal, em exclusivo para os assinantes do Globoplay. A trama será exibida no canal Globo Internacional, um dos sete canais disponíveis na plataforma de streaming da Globo. Cada um dos episódios ficará disponível em VOD no dia seguinte à sua exibição.
Após passarem juntos pela insólita experiência de um acidente aéreo e descobrirem que estão no céu, eles recebem da própria Morte uma segunda oportunidade… E como só quem viveu a experiência de encará-la de frente e de forma inesperada sabe, eles regressam à terra loucos para viver o amor das suas vidas, ávidos para realizar sonhos, tentar fazer as coisas de forma diferente, consertar o que parecia estar perdido… Sobretudo depois de a Morte advertir que, dentro de um ano, um deles irá fazer a sua passagem de forma definitiva. “A novela é uma comédia romântica. Todos os personagens estão em busca do amor. A trama fala sobre a gente não ter certeza de nada, mas que, num piscar de olhos, tudo pode mudar. Esses quatro são os protagonistas, mas os outros personagens da novela também estão tentando se encontrar e procurando acertar o destino deles”, explica Mauro Wilson, roteirista de séries e programas de humor que faz asua estreia como autor titular de novelas.
Para narrar esta história de encontros e desencontros da forma mais leve e descontraída possível, Allan Fiterman, diretor artístico da obra, usou vários recursos, entre eles a criatividade na linguagem. Semanalmente, os protagonistas vão protagonizar clipes musicais em que interpretam a mesma música, cada um com o seu problema e no seu respectivo universo. Por diversas vezes, vão aparecer em cena com o ecrã dividido, para evidenciar o que sentem de forma simultânea. E quando a Morte tiver de aparecer, não será para assustar ninguém. Ela virá encarnada na figura de uma mulher linda e sedutora, mas que, graças a recursos de computação gráfica, terá uma superproporção em relação aos pobres mortais. “A aparição dela é uma inspiração no filme ‘Querida, encolhi as crianças’. E nessa novela vamos trabalhar num tripé: drama, comédia e romance. Tem comédia, mas tem muita humanidade, para trazer a emoção para o público. A ideia é, nesse momento, trazer leveza e refresco para os dias árduos”, defende Allan.
Um grande (e improvável) encontro
O aeroporto é o ponto de partida de ‘Quando Mais Vida, Melhor!’. Por lá, o destino cruza as vidas de Neném (Vladimir Brichta), Paula (Giovanna Antonelli), Guilherme (Mateus Solano) e Flávia (Valentina Herszage). Por motivos distintos, aleatórios e urgentes, os quatro precisam deixar o Rio de Janeiro e seguir para São Paulo, e encontram-se no jatinho de Guilherme. Até aquele dia, nenhum deles imaginava que as suas vidas já estavam interligadas.
Durante a viagem, o piloto sente-se mal e desmaia. Com o avião a perder altitude, Guilherme atesta que o piloto teve um enfarte. Sem contato com o avião, o controlador percebe a emergência e envia as equipas de salvamento para o local. Enquanto isso, no Rio de Janeiro, as respectivas famílias começam a ser avisadas do acidente. O que eles – ainda sem saber se a tripulação do avião sobreviveu ao acidente – não imaginam é que os quatro entes amados estão em plena negociação com a Morte (Marcela Maia). A própria, em pessoa. Mas ela revela que, no espaço de um ano, um deles vai de facto fazer a sua passagem de forma definitiva para um outro plano. Após a surpreendente revelação, os quatro são encontrados vivos pelas equipas de emergência e regressam a casa. Mas depois de vivenciarem uma experiência sobrenatural e saberem que podem ter apenas mais um ano de vida, as suas vidas não vão voltar a ser iguais.
‘Quanto Mais Vida, Melhor!’ é um convite a uma viagem por um mundo divertido e lúdico. A novela é criada e escrita por Mauro Wilson, com direção artística de Allan Fiterman. Escrita com Marcelo Gonçalves, Mariana Torres e Rodrigo Salomão, com direção geral de Pedro Brenelli e direção de Ana Paula Guimarães, Natalia Warth, Dayse Amaral Dias e Bernardo Sá