
Além da habitual pesquisa e ensaios para preparar a sua personagem em “Por Ti”, Jorge Corrula foi também para o terreno com o objetivo de saber mais sobre o que faz uma força de segurança. “Fiz algumas visitas a postos da GNR”, conta o ator que veste a pele de José Ferreira, um agente da GNP (Guarda Nacional Portuguesa). “Eu até fui bem recebido, mas a brincar eles diziam-me que era uma fraude porque não era da GNR, mas da GNP. Preferiam que fosse um dos deles.” Nessas visitas aprendeu como é o dia a dia de um posto da GNR, só que não ficou por aí. “Participei em algumas operações stop e foi interessante. Só espero não ser agora eu apanhado numa”, brinca.
Jorge Corrula defende com unhas e dentes o seu agente da GNP. “O Zé Ferreira é cabo, mas ambiciona ser o comandante do posto. Por isso vai fazer a vida negra à sargento Dulce [Raquel Tavares]. Só que ele também faz algumas coisas que não lhe ficam bem enquanto autoridade.”
A personagem é, segundo o ator, a oportunidade de regressar a um registo de que gosta. “É cómico e para mim isso é um enorme desafio. Toda a gente diz que é mais difícil fazer comédia do que drama. E nos dias de hoje é mesmo mais fácil fazer chorar as pessoas do que fazê-las rir…”