À semelhança da vida real, também na aldeia de “Festa é Festa” há consoada. Nando, surpreende todos e acende o Madeiro de Natal.
No largo da igreja, alguns homens descarregam a lenha de uma carrinha, para fazerem a fogueira de Natal conhecido como o Madeiro. Celebrado em muitas zonas do país, como é exemplo Penamacor., esta é a primeira vez que os vizinhos de Bela Vida o fazem.
Enquanto Jorge, Peixoto, António e Carlos vão muito carregados, Tomé e Albino levam pequenos troncos e não se entendem quanto ao local onde será a fogueira. Acaba por ser Peixoto a escolher o local e Albino fica furioso.
Pouco depois, a pilha de lenha já está montada e Albino e Tomé continuam a discutir. Já ninguém os pode ouvir. Fernando, interpretado por Manuel Marques, chega e é o próprio marido de São que, sozinho, acende a enorme fogueira. Todos ficam espantados com o feito. Orgulhoso, Nando pede a Jorge para contar a São que foi ele que acendeu a fogueira sozinho.
Em seguida, depois de Nando acender o Madeiro de Natal, os vizinhos reúnem-se para a festa comunitária. Há comes e bebes por ali. Estão todos animados e o espírito natalício está no ar. Contudo, Corcovada não pode deixar de fazer um discurso para dar início às festividades. Todos comem satisfeitos e depois trocam os presentes de amigo oculto. Por fim, Tomé não se conforma com o seu presente: um porta-bananas!