Uma desgraça nunca vem só. E Vasco que o diga. Com o avô em risco de vida no hospital, o velejador nem imagina o que os pais, tios e a irmã estão a planear. Mas não vai ser por muito tempo. É que, em “Flor Sem Tempo”: Vasco descobre que a mãe o quer tirar da empresa.
No hospital, o médico fala com Madalena, Luís Maria e Vasco e diz-lhes que Fernando continua em coma, sem qualquer resposta. A arquiteta quer saber se há hipótese de o pai acordar e o médico diz que não sabe. Mas acha que o mais prudente é começarem a preparar as despedidas. Luís Maria fica contente com a notícia enquanto Vasco e Madalena estão de rastos.
O plano de Vitória
Em seguida, os familiares continuam à espera de noticias. Vitória atende a chamada de Caetana e informa-a de que está tudo na mesma. Catarina chega e abraça o namorado, para desagrado de Vitória. Vasco agradece-lhe que esteja ali mas a vilã pede ao filho que diga a Catarina para sair, não é da família por isso não tem cabimento ali. O rapaz fica ofendido com a mãe mas a namorada, não querendo causar discussões, afasta-se e ele acompanha-a. Madalena aconselha a irmã a deixar o filho viver a sua vida mas Vitória acha que Vasco se vai tornar num cão amestrado. Ou seja, só vai fazer aquilo que Catarina quiser, como todos os homens.
Mais tarde, já em casa, Vitória fala com Caetana e Eduardo e diz-lhes que, caso Fernando não sobreviva, não quer Vasco à frente da empresa. A filha e o marido acham que era melhor esperar pela recuperação de Fernando. Mas a irmã de Madalena quer reunir a família e perceber se estão todos de acordo em relação a afastar Vasco da liderança da Chão da Serra. Caetana disfarça a sua felicidade por estar a conseguir o que sempre quis.
No dia seguinte, no escritório, estão reunidos Luís Maria, Madalena, Vasco, Caetana, Eduardo e Vitória. Sebastião chega e Madalena pede à irmã que esclareça porque razão convocou aquela reunião. Vitória diz que o pai provavelmente não vai ter condições de voltar a trabalhar. Mesmo no caso de sobreviver, e uma vez que era ele o mentor de Vasco, a sua possível partida acaba por deixar um vazio. O filho assegura que a ausência do avô não deixa vazio nenhum. Mas a mãe é direta e avisa a família que quer convocar uma assembleia geral para nomear um novo CEO. Vasco fica em choque.
Vasco acusa a família
Em seguida, discute com a família e diz-lhes que estiveram a planear fazer aquela reunião nas suas costas. Sebastião assume que não sabia de nada, bem como Madalena e Luís Maria. Vasco percebe então que foram os seus pais e irmã que aprontaram aquela situação. Eduardo acha que o filho não tem experiência suficiente para gerir a empresa sem Fernando na sua retaguarda. Mas ele diz-lhes que são piores do que os abutres e que o avô ainda nem morreu mas eles só estão preocupados com os destinos da empresa. Vitória comenta que aquela atitude só revela falta de maturidade. Vasco sai dizendo-lhes que façam o que quiserem pois vai pesar-lhes na consciência.
Horas depois, o rapaz está ainda a digerir o que se passou quando Caetana entra. Vasco acha que aquilo foi tudo ideia da irmã. Mas ela nega, alegando que Vitória está a confundir as coisas e quer culpá-lo por estar com Catarina. O velejador não acha justo ter de se afastar de Catarina só porque a mãe tem problemas com o pai e Caetana diz-lhe que percebe e que pode contar com o seu voto pois irá respeitar sempre as decisões do avô. Por fim, Vasco telefona a Catarina a pedir que vá ter com ele para irem andar de barco e espairecer.
Veja as imagens das cenas em que Vasco descobre que a mãe o quer tirar da empresa na nossa galeria e saiba tudo sobre a novela “Flor Sem Tempo” aqui
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!