A dois meses de se iniciar o julgamento, o processo que opõe a SIC a Cristina Ferreira sofre novos desenvolvimentos. É que a estação entregou um requerimento no Tribunal da Comarca de Lisboa. O objetivo é alterar o valor que se pede. Ou seja, a SIC baixa o valor da indemnização de Cristina Ferreira em cerca de 8 milhões de euros. É o jornal “Correio da Manhã” que dá conta das novidades esta quarta-feira.
A estação liderada por Daniel Oliveira pede agora 12,3 milhões de euros ao invés dos 20,3 milhões inicialmente estimados. Fonte ligada ao processo explica ao Holofote.pt que o primeiro valor “foi sempre uma estimativa e não podia ser de outra forma”. Ou seja, “esse valor-estimativa era obrigatório para se poder avançar com o processo”.
De acordo com esta fonte, o valor final só poderia ser “definido com rigor” no final do contrato da apresentadora com o canal. Isto é, a 30 de Novembro de 2022. Após essa data, a estação contratou os serviços de uma consultora externa. E, “em consequência disso, a SIC decidiu atualizar o valor da indemnização, reduzindo-o de cerca de 20,3 para 12,3 milhões de euros”. Ou seja, a SIC baixa o valor da indemnização de Cristina Ferreira em cerca de 8 milhões de euros.
Os motivos para a mudança
De acordo com a nossa fonte, a alteração do valor deve-se em grande parte “porque a perda de receitas que se materializou não foi tão elevada como a inicialmente estimada”. Para isto muito contribuiu, “o elevado esforço, investimento e empenho da SIC e dos seus quadros em mitigar as consequências da saída de Cristina Ferreira”. Sobretudo “as decisões estratégicas da SIC – relativas não só ao programa da manhã, mas a toda a grelha televisiva – permitiram reduzir o impacto da saída de Cristina Ferreira perante anunciantes”.
A nossa fonte esclarece ainda que o canal do grupo Impresa apresentou este requerimento “de boa-fé”. Por fim, de recordar que o início do julgamento que opõe Cristina Ferreira ao seu antigo canal arranca no final do mês de Junho.
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!