Adivinham-se dias difíceis em Vila Santa. Depois de regressar a casa, ainda a recuperar do problema de saúde que teve, Vasco recupera a sua vida. Quem acredita que vai reconquistar o amado é Mariana, que decide fazer-lhe uma proposta. Mas a resposta não é a esperada. Ou seja, em “Flor Sem Tempo”: Mariana pede Vasco em casamento mas ele rejeita.
O velejador está a repousar no sofá, quando a relações públicas chega, vinda da cozinha. Ela olha-o, de lágrimas nos olhos e avança para ele. “Sabes que eu gosto muito de ti, não sabes? E que és a pessoa mais importante da minha vida…”, começa por dizer Mariana, emocionada. Vasco fica preocupado e pergunta-lhe o que se passa. “Estás a chorar? Mas aconteceu alguma coisa?”. “É por te ter aqui… E por pensar que te podia ter perdido…”, insiste ela. “Mas não perdeste. Vai ser preciso mais do que uma facada para me fazer arredar pé. Está tudo bem. Quer dizer, praticamente… Ainda estou com umas dores e assim, mas…”, responde o irmão de Caetana.
A namorada interrompe-o e declara-se: “Isto tudo só me fez ter ainda mais certezas de como és importante para mim. Do quanto te amo… Do quanto eu quero estar ligada a ti… Para sempre. O que te quero dizer é que a vida está sempre a pregar-nos partidas. Num minuto estás a viver um sonho, no minuto a seguir estás num pesadelo. Mas a única constante és tu… E, seja um sonho ou um pesadelo, é contigo que quero estar. É contigo que quero partilhar a minha vida”.
“Não quero casar contigo”
Tentando desviar o assunto, Vasco brinca: “Estás romântica hoje… Estás a tentar dizer-me alguma coisa?”. E ela segura na mão dele com força. “Estou a tentar ganhar coragem… E eu sei que costuma ser ao contrário, mas que se lixe. Nós nunca fomos convencionais. Por isso cá vai… Queres casar comigo?”, propõe. O velejador não responde e Mariana volta a repetir: “É preciso fazer a pergunta outra vez? Pôr-me de joelhos? Um anel?”.
Até que o filho de Vitória finalmente responde: “Não leves a mal, mas… Não. Sinceramente não quero casar contigo, nem com ninguém. O que quero dizer é que não preciso de assinar um papel para afirmar nada. Não quer dizer que não queira estar contigo. Só que casar não é uma prioridade, neste momento”.
Com os olhos cheios de lágrimas, a relações públicas pergunta: “E qual é a tua prioridade, então? Estamos juntos há imenso tempo, acho que temos uma coisa boa, gostamos um do outro, eu pelo menos gosto de ti… E pensei que era um caminho natural. Mas parece que tens outras prioridades”. Vasco tranquiliza-a e, enquanto lhe faz uma festa no rosto, atira: “Não é por casar que vou gostar mais ou menos de ti. Posso viver mil anos, nunca vou poder agradecer-te o suficiente por teres estado sempre ao meu lado… Tu foste incansável…”. Mas ela interrompe-o: “Pára, guarda os agradecimentos para as médicas e enfermeiras. Eu quero ser a tua mulher, é diferente”.
“Vamos esquecer o que aconteceu?”
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2023/07/230724_Flor-Sem-Tempo-Dania-Neto-Francisco-Froes-68.jpg)
Vasco não sabe bem o que justificar mais, até porque o seu coração bate por Catarina. “O que é que queres que te diga? Eu percebo que esse possa ser o teu sonho, mas não é o meu e acho que não era justo para ti, estarmos a casar só porque sim. Não muda nada! Mas se isto é mesmo importante para ti, não vou querer prender-te. Podemos sempre ir cada um para seu lado, amigos como dantes…”, diz.
E a rapariga apressa-se a negar: “Como é óbvio não me vou afastar só porque não queres casar. Não sou essa pessoa. Eu só queria que percebesses o quanto gosto de ti, o quanto tive medo de te perder. Mas já entendi… Vamos esquecer o que acabou de acontecer, pode ser?”. Por fim ele beija-a e tranquiliza-a: “Não é um contrato e uma cerimónia que me vão fazer gostar mais de ti. És tu…”.
Veja as imagens das cenas em que Mariana pede Vasco em casamento mas ele rejeita na nossa galeria e saiba tudo sobre a novela “Flor Sem Tempo” aqui
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!