É já esta segunda-feira, 28 de Outubro, que chega à Prime Vídeo e à TVI a nova temporada da série juvenil. O Colégio da Barra vai receber novos alunos e muitas surpresas. Conheça, em seguida, quem é Quem na quarta temporada de “Morangos com Açúcar”.
Ema Pinto
(Cecília Borges)
Nasceu e cresceu no Porto, numa família monoparental. A sua mãe, Vanessa, tinha aspirações artísticas, mas desistiu da carreira quando engravidou e teve que criar a filha sozinha. Vanessa não confia nos homens e projeta em Ema esse sentimento e as ambições frustradas. Quer a todo o custo que ela seja uma estrela. Policia-a desde pequena, os horários, a dieta, as amizades. Por isso, não pode haver um minuto de descanso. Há que melhorar continuamente para chegar ao pico.
Recentemente, mãe e filha mudaram-se para Lisboa para que Ema entrasse no Colégio da Barra e pudesse frequentar o curso de artes performativas. A jovem é linda, inteligente e talentosa, mas a pressão da mãe é demasiada. Como resultado, desenvolveu uma baixa autoestima e distúrbios alimentares, que esconde. No colégio, Ema conhece Leo que, como ela, está a tentar enquadrar-se num ambiente estranho. Os dois têm afinidades e sentem-se atraídos. Mas, Ema vê-se envolvida num caso de assédio sexual que põe em risco a realização dos seus sonhos e o seu relacionamento com Leo.
Kika Amorim
(Beatriz Frazão)
É filha adotiva de Rui Amorim que, anteriormente, tivera uma relação breve com uma rapariga do Porto. Dessa relação, nasceu Ema. As duas irmãs nunca mantiveram contacto, até recentemente, quando Ema se mudou com a sua mãe para Lisboa, para ingressar no Colégio da Barra. A chegada da irmã traz novos desafios à vida de Kika. As duas têm uma relação complexa, pois Ema acusa Kika de usurpar o lugar que lhe pertence. Kika tenta constantemente a aproximação à irmã, mas as duas disputam o mesmo rapaz (Leo).
No último ano, Kika foi sequestrada, reprovou e sofreu duas desilusões amorosas. Quase todos os seus amigos seguiram em frente e ela sente-se frustrada e insegura. Ela terá de voltar a confiar em si mesma e nas relações amorosas, mas a sua irmã adotiva e rival vai tornar tudo isso muito difícil.
Leo Simões
(Bernarco Cascais)
Cresceu numa cidade do interior, num meio desfavorecido, onde as oportunidades eram escassas e os desafios constantes. Na ausência dos pais, a avó criou-o e ele encontrou na dança uma tábua de salvação, a sua fuga à delinquência, que cercava a vizinhança. Leo mudou-se para a capital, para estudar no Colégio da Barra e frequentar o CARPE. Deveria ficar em casa do irmão, Tozé, mas este perde o apartamento para o Banco e os dois têm que viver em tendas, sem condições de habitabilidade.
A dança é o único terreno onde Leo se sente verdadeiramente à vontade. Ele tem fracas competências sociais. Fora do mundo artístico, atrapalha-se muito. Geralmente é discreto e as suas tentativas para mostrar um pouco mais de si descambam em situações desastrosas. Leo é constantemente desafiado pelas condições de vida que o colocam numa posição de desvantagem. Sente-se atraído por Ema, mas um caso de assédio em que esta se vê envolvida irá colocar desafios complexos ao relacionamento.
Ricardo Soeiro
(Sebastião Varaine)
É o principal rival de Leo. Ao contrário deste, teve sempre tudo o que precisava para alcançar o sucesso. Já entrou em talent shows onde ficou muito bem classificado. Filho único, foi muito mimado pela família que o tratou como uma criança-prodígio. É atraente, talentoso e autoconfiante. Apesar de ser inteligente, nunca foi um aluno brilhante porque não precisou disso. Concentra-se onde importa. Dá as melhores festas do colégio e tem todas as portas abertas. Só lhe falta empatia.
Inebriado consigo mesmo, tornou-se num autêntico parvalhão, convencido de que pode ter tudo o que quer. Uma acusação de abuso sexual vai operar uma reviravolta na sua vida. Num ápice, Ricardo passa do rapaz mais popular e invejado do colégio a proscrito. Ele terá de superar a crise e retirar as lições dos seus erros.
Harry
(Tomás Taborda)
Mantém-se como melhor amigo e confidente de Kika. Continua no Colégio da Barra para fazer melhoria de nota ao frequentar o CARPE. No plano pessoal, depois dos acontecimentos das férias, a relação com Zé Maria fortaleceu-se até mais do que Harry desejaria. Isto porque o namorado procura compromissos que ele ainda não está preparado para assumir. Harry terá de decidir se a opção que tomou se enquadra nos seus objetivos e se consegue ultrapassar os obstáculos que ainda o separam de Zé Maria.
Zé Maria Gama
(António Van Zeller)
Leva a relação com Harry muito a sério. Lutou muito contra a vontade da família e orgulha-se da sua conquista. Terminado o 12º ano no colégio, ele entrou no Técnico e trabalha como estafeta para garantir a sua independência. A conciliação de trabalho e estudo é muito exigente e ele está à beira de um burnout. Zé Maria e Harry são desafiados a repensar as suas escolhas e a avaliar se aquilo que sentem um pelo outro é mais forte do que as suas diferentes convicções e projetos de vida.
Sancho Moreno
(Oskar de La Fuente)
Decidiu libertar-se da influência materna. A irmã voltou para Espanha, mas ele quer continuar em Portugal e está a fazer melhoria de nota no Colégio da Barra. Vai participar nas aulas do CARPE. As experiências amorosas mais recentes não fizeram maravilhas pela sua autoestima. Sancho precisa de alguém que o faça sentir-se valorizado. Tem tudo para conseguir isso, mas falta-lhe o impulso inicial. Online é mais fácil. Através das redes sociais, Sancho conhece a rapariga ideal.
Luciana Felizardo
Luciana Felizardo
(Maria Arrais)
Aprendeu, desde criança, que a trambiquice pode ser uma forma de vida. Os seus pais foram apanhados num esquema de corrupção e atualmente cumprem pena de prisão. Lucy mora com uma tia sovina e com rígidos códigos morais, que reprova as escolhas da família. Lucy não faz juízos de valor. É desenrascada, vivaça, cheia de recursos. Dona de uma imaginação inesgotável, safa-se sempre, mesmo das situações mais complicadas. É uma aluna medíocre, mas faz batota nos estudos.
Não tem grande talento artístico. Mas consegue entrar no CARPE. É tão destituída de filtros que se torna divertida e os colegas geralmente desculpam-na, mas só até certo ponto. Lucy tem jeito para usar as vulnerabilidades dos outros em proveito próprio. Ela cria um perfil falso online e constrói uma vida pessoal a partir de vídeos que apanha nas redes. Sem revelar a sua identidade, ela enceta amizade com Sancho e conta-lhe que está numa situação financeira desesperada. A ideia é extorquir dinheiro, mas Lucy cai na sua própria armadilha e apaixona-se por Sancho. Ela terá de lidar com as suas contradições internas e reavaliar as suas escolhas.
Alexandre Carrelo
(Ricardo Reis)
Vem de uma família funcional, da zona da Linha. Frequenta o Colégio da Barra e as aulas do CARPE. É um aluno esforçado, inteligente e com sentido de humor. E carrega um segredo embaraçoso: Ele é o único, no seu popular grupo de amigos, que ainda é virgem. Alex tenta desesperadamente esconder a situação dos amigos, que respiram confiança e desenvoltura nas questões sexuais. A pressão de não ficar para trás leva-o a criar planos para resolver o seu problema. Planos esses que, geralmente, correm mal.
Uma tentativa com uma colega do colégio acaba por expor a sua maior fragilidade. Para agravar a situação, Alex está apaixonado por Inês. Esta é namorada de um dos melhores amigos de Alex e vê nele apenas um ombro amigo a quem confidencia problemas íntimos. Tudo aquilo é uma verdadeira tortura, mas Alex não encontra uma forma de fugir dela. A tortura aumenta quando Inês e o namorado (Diogo) se zangam. O dilema cresce, à medida que Alex tem de escolher entre a lealdade e os sentimentos reprimidos.
Diogo Varela
(Afonso Laginha)
É um bom aluno e planeia entrar numa universidade de prestígio. É filho de um casal divorciado e cresceu num meio privilegiado com abundância de meios e falta de afectos. Sempre foi muito ligado ao pai, um corretor financeiro que é o seu ídolo. A personalidade machista e misógina do pai formatou a sua visão sobre relacionamentos amorosos. Diogo namora com Inês e os dois fazem o casal perfeito do colégio. Todos querem ser como eles que têm a aparência certa e uma vida invejável. Mas, há uma dinâmica tóxica na relação que eles escondem.
Diogo usa a sua influência para controlar e diminuir a namorada. Inês vai-se submetendo, até que a situação se torna cada vez mais desconfortável e ela tenta libertar-se, virando-se para Alex, o melhor amigo de Diogo. Este será confrontado, não apenas com as consequências da sua conduta, mas também com a necessidade de reavaliar a sua relação com o pai e a influência que este tem na sua vida.
Nicolau Gomes
(Diogo Nobre)
Cresceu numa zona menos luminosa da Linha do Estoril, num ambiente desafiador. O seu pai (Amílcar) envolve-se frequentemente em pequenos delitos e a sua mãe (Marlene) luta para proporcionar ao filho um futuro melhor. Por isso, ela inscreveu Nico no Colégio da Barra. Nico planeia entrar num curso de ciências para não desiludir a mãe, mas a música sempre foi a sua grande paixão. Ele canta, compõe e toca as suas próprias composições. Sonha secretamente tornar-se num músico famoso e tem talento para isso, mas as circunstâncias da vida continuam a puxá-lo noutras direções.
Para ajudar nas despesas, Nico trabalha depois das aulas num bar onde os alunos do colégio costumam encontrar se. Madalena, a diretora do colégio, ouve Nico a cantar e incentiva-o a perseguir os seus sonhos. O apoio desinteressado de Madalena é percecionado por Nico como algo mais. Ele convence-se de que a diretora tem um interesse romântico. Está fascinado por ela, um sentimento que vai escalando até atingir proporções impossíveis de esconder.
Mariana Bacelar
(Mariana Venâncio)
Cresceu num ambiente em que a educação e a cultura desempenham papéis fundamentais. O seu pai é maestro numa orquestra sinfónica e ela teve uma educação musical formal e cuidada. Canta muito bem e a música é o seu hobby. Vai entrar no curso de artes performativas. À imagem do pai, Mariana aprecia a sofisticação da música clássica e tem alguns preconceitos em relação a géneros musicais que considera menos sofisticados. Mariana namora com Nico e está apaixonada por ele. Porém, uma deceção amorosa leva-a a repensar a sua atitude e a empreender uma jornada de afirmação pessoal, enquanto segue as suas aspirações artísticas.
Maria Inês Tavares
(Francisca Frazão)
Tem o seu caminho de vida traçado desde que era criança. Cresceu num meio muito conservador e habituou-se a não questionar as opções que a família tem para si. Uma delas é o casamento e a família, acima da carreira. Os seus pais são amigos dos pais de Diogo e eles conhecem-se desde pequenos. Namoram há dois anos e têm uma relação estável. Inês planeia casar com Diogo, quando os dois acabarem a Faculdade e ter uma vida à imagem da dos seus pais. O namoro, por baixo da aparência de uma relação sólida, tornou-se tóxico devido à visão distorcida de Diogo sobre relacionamentos amorosos. Ele usa táticas (cada vez menos) subtis para a manipular e criar dependência emocional. Inês procura sempre aprovação e validação.
Mariana não gosta de conflitos nem de desiludir os outros. Tem uma imagem idealizada e um pouco anacrónica da vida e por isso vai disfarçando o desconforto, até que a deceção se sobrepõe e ela procura apoio em Alex, o melhor amigo de Diogo. Com o passar do tempo, ela percebe que está apaixonada por Alex, mas nenhum deles quer trair Diogo. Os dois vão ter de fazer uma escolha difícil.
Daniela Rizotti
(Kim Ostrowskij)
É filha de um casal de brasileiros estabelecido em Portugal há muitos anos. Ela nasceu em Portugal e absorveu a cultura do país, mas para muitos ainda é vista como brasileira. Geralmente, ela encara a circunstância com bom humor, mas quando é demais reage mal. A sua mãe é Camila, a psicóloga do colégio. Daniela é muito inteligente, disciplinada e focada, mas leva-se demasiado a sério. É uma das melhores alunas do colégio. Lê muito e tem presença ativa nas redes sociais.
Criou um clube de leitura no Tik Tok, que a popularizou. Tem um relacionamento de gato e rato com Guga, um rapaz pouco orientado para as atividades intelectuais. Daniela perde a paciência com Guga que, apesar de ser engraçado e popular, não preenche, segundo ela, os requisitos mínimos. No fundo, Daniela sente-se atraída por Guga. Ela terá de ultrapassar o preconceito e aprender a valorizar aspetos de personalidade que até aí ignorara, como a empatia e o bom humor.
Mónica Estevão
(Susana Luz)
Estuda no Colégio da Barra e é do grupo de booktokers de Daniela. Cresceu numa família numerosa e foi muitas vezes negligenciada pelos pais demasiado ocupados. Desenvolveu uma habilidade notável para encontrar maneiras de levar a sua avante. Gosta de criar o caos e manipula por diversão. Vai frequentar o CARPE. O clube de leitura no Tik Tok serve de veículo para Mónica ganhar visibilidade e, consequentemente, poder. Ela utiliza a sua popularidade online e a amizade com Daniela como uma ferramenta para conseguir o que quer, mesmo que isso deixe vítimas pelo caminho. A inveja de Mónica em relação a Daniela é alimentada pelo desejo de ser notada e admirada da mesma forma. Disfarçando a malícia sob uma fachada de amizade, ela manipula discretamente as circunstâncias para minar a popularidade de Daniela e roubar lhe a atenção de Guga.
Gustavo Castro
(Alberto Batista)
É um rapaz descontraído e descomplicado. Nunca se distinguiu nos estudos, mas é um ás do skate. Conhecido pelo seu desprendimento e pouco preocupado com o sucesso académico, ele encara a vida como uma grande festa, focando-se no lado divertido das coisas. Nada parece ser demasiado sério ou importante para Guga e as raparigas, em geral, acham-no muito divertido e procuram a sua companhia. As raparigas, menos Daniela. Guga tem um crush por ela, mas até agora só conseguiu atrair as suas atenções pelas razões erradas e as suas tentativas de aproximação acabam sempre em desastre. Apesar disso, Guga não desistirá até que Daniela veja nele algo mais do que um rapaz infantil e inconsequente.
Crómio
(Tiago Castro)
Após os acontecimentos dramáticos do ano anterior, muitos pais retiraram os filhos do colégio e a administração destituiu-o das suas funções de diretor. Ele voltou a dar aulas de Química e viu o seu lugar ocupado por uma diretora (Madalena) que, na opinião dele, tem poucas competências para desempenhar essas funções. Apesar de se sentir feliz como professor, Crómio não consegue impedir-se de sentir o sabor da derrota (e de alguma injustiça). O seu sentido de ética leva-o a colaborar lealmente com a nova diretora, até que começa a questionar se seriamente se ela será a pessoa certa para o lugar.
Madalena Soares
(Dalila Carmo)
Já foi professora de Educação Física no Colégio da Barra. Mas o percurso académico evoluiu e ocupa agora as funções de Diretora, em substituição do Crómio. Dedicada à profissão, Madalena sempre teve dificuldades em assumir outros compromissos, no plano pessoal e amoroso. A sua missão é dinamizar o colégio e atrair novos alunos. Apaixonada por tudo aquilo que faz, ela empenha-se na criação de um curso de artes performativas como atividade extracurricular (O CARPE) que, logo no arranque, tem grande sucesso. Mas, há quem esteja apostado em vê-la falhar.
O seu principal opositor é Tadeu, o Diretor Administrativo e Financeiro que tem um poder desmesurado (por via de um Administrador que é seu tio) e faz questão de o exercer. A posição intransigente de Tadeu sobre as políticas da diretora eleva o conflito a pontos inimagináveis. Nenhum deles está disposto a ceder um milímetro e a guerra instala-se. Madalena terá também de lidar com um aluno (Nico) que está apaixonado por ela e parece não aceitar as suas recusas. É mais uma pedra no caminho da diretora que joga o seu futuro no novo emprego. Madalena envolve se emocionalmente com Nico, ficando num impasse onde, naquele ponto da sua vida, não desejaria estar.
Jorge Tadeu
(Vítor d’Almeida)
É o Diretor Administrativo e Financeiro do Colégio da Barra e a alma negra de Madalena. Contratado para controlar despesas e impor a ordem, ele vê aquela instituição como o reino do caos que precisa de ser corrigido com urgência. Burocrata rígido e cinzentão, a sua rotina diária é meticulosamente organizada. Mas sofre de TOC e acredita na importância de seguir as regras e procedimentos à risca. É solteiro e pouco se sabe sobre a sua vida pessoal que ele mantém estritamente separada do trabalho.
Tozé Simões
(Frederico Barata)
É o irmão mais velho de Leo, com quem este vive. É um miúdo grande, impulsivo e irresponsável, sempre à procura da próxima grande ideia para ganhar dinheiro. Por isso, é vulnerável a esquemas menos limpos e encontra-se frequentemente em apertos. Tem conhecimentos de informática, mas a sua aversão à autoridade e as suas convicções antissistema, impedem-no de arranjar um emprego estável. À data, está empenhado a minerar criptomoedas, mas como é pouco avisado, não mediu todas as necessidades do projeto que, tal como os anteriores, acaba mal e coloca-o em apertos. Leo e Tozé têm uma relação muito próxima, mas Leo vê-se muitas vezes, obrigado a fazer o papel de pai de Tozé.
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!