É um dos rostos mais conhecidos da TV, depois de apresentar diversos programas na SIC e na TVI, mas Fátima Lopes vai abraçar um novo desafio e a partir de 4 de novembro vai conduzir “Aqui Há Mão”, no canal da cabo Casa e Cozinha. “Mais um grande e belo desafio, mas também uma boa forma de celebrar 30 anos de carreira”, começa por dizer a apresentadora à TvMais e recorda a sua reação quando lhe foi dado a conhecer o projeto: “Fiquei superentusiasmada com o convite e respondi logo: ‘Quero fazer esse programa porque é a minha cara’. Desde o início mostrei disponibilidade para participar em tudo e em todo os momentos do formato porque é um conteúdo diferenciador. Foi mesmo uma enorme satisfação poder abraçar este projeto”.
“Rainha do Alcatrão”
Para o novo desafio, Fátima Lopes não tardou a meter-se à estrada e fazer uma espécie de volta a Portugal, de Vila Real a Loulé, passando por Ermesinde, Caldas da Rainha, Lisboa e Évora, entre outros locais, para agora dar a conhecer alguns artistas do artesanato nacional. “E que volta! Sou a rainha do alcatrão. Conhecer cada um dos artesãos foi um privilégio. Fui aos sítios, de norte ao sul, e estou grata por estar com pessoas tão especiais. Ir aos seus ateliês deixou-me de boca aberta”, destaca.
Em cada um dos dez episódios, que vão para o ar de segunda a sexta-feira, às 21.30 h, a anfitriã apresenta dois artesãos. “O que está no centro de ‘Aqui Há Mão’ é o artesanato. Em cada programa tenho dois convidados, um jovem e outro mais antigo que trabalham na mesma arte”, explica apresentadora e acrescenta: “Os episódios estão muito bonitos e não estou a falar do meu trabalho mas dos artesãos e da produção. Fiquei feliz com o voto de confiança do canal e tem sido tão fácil trabalhar com esta equipa porque são bons profissionais, empenhados e entusiastas. Fui bem recebida e é bom este ambiente de coordenação e de equipa”.
Meter as mãos na massa
“Aqui Há Mão” viaja por artes, que vão desde o ponto de Arraiolos até aos brinquedos de madeira, passando pelo esparto, arte pastoril, cerâmica, tapeçarias, encadernação, barro preto, vidro e gesso. Curiosamente, Fátima Lopes põe as mãos na massa em algumas delas. “Quando sinto que tenho jeito, gosto de experimentar, mas às vezes não tenho jeito nenhum”, confidencia a apresentadora, que se prepara para iniciar uma segunda temporada do formato. “No dia em que estreia, 4 de novembro, iniciamos as gravações para depois estrear em 2025”, diz, satisfeita com a decisão do canal. “O Casa e Cozinha tem conteúdos nacionais e internacionais que mexem com as pessoas. O canal está alinhado com a TV internacional e isso é mais um motivo de orgulho.”
“Não é encher chouriços”
Diogo Alexandre, diretor de Casa e Cozinha, revela à TvMais como conseguiu a contratação de peso, que é Fátima Lopes. “Ela gosta do canal e acabou por ser um casamento muito feliz. Nós fomo-nos conhecendo através da participação da Fátima noutros programas do canal. Assim, quando recebeu o convite ficou contente por considerar que se tratava de um desafio que fazia falta na sua carreira”.
O convite foi feito há um ano e as gravações de “Aqui Há Mão” arrancaram em março. Aliás, já está prevista a estreia da segunda temporada para o início do próximo ano. “Enche-me de orgulho ver como a Fátima fala sobre este programa e não podíamos estar mais contentes pela forma como se envolveu com a produção e promoção do formato”, salienta Diogo Alexandre e conclui sobre a nova aposta do canal: “Não é um programa de encher chouriços, mas de talentos e emoções”.