A série televisiva que retrata a vida do cantor Tony Carreira, desde a infância humilde até à consagração como um dos maiores nomes da música portuguesa, estreia-se a 7 de dezembro, tanto na TVI como na plataforma de streaming Prime Video. A data foi revelada juntamente com o lançamento do trailer da série, intitulada “Tony”, na noite da última quinta-feira, dia 21 de novembro.
A série, composta por quatro episódios, promete uma viagem emocionante pela vida do artista, combinando a espetacularidade dos seus concertos com a sua história de superação pessoal. “Duas linhas temporais que nos ajudam a construir e a desvendar as vidas e os arcos das suas personagens. Duas linhas narrativas que se complementam numa viagem de superação da vida”, descreve o texto de apresentação da série.
Para retratar as diferentes fases da vida de Tony Carreira, a produção escolheu três atores: Gabriel Conde (dos 6 aos 10 anos), Duarte Estrela (dos 13 aos 18 anos) e Carlos Félix (dos 23 aos 30 anos). O elenco conta ainda com nomes como João Lagarto, Custódia Gallego, Cleia Almeida e Bárbara Lourenço. A série foi criada por Miguel Simal e João Félix, com realização de Carlos Dante.
Na TVI, a série será exibida semanalmente, enquanto na Prime Video, os quatro episódios ficarão disponíveis logo no dia da estreia. Tony Carreira, cujo nome verdadeiro é António Manuel Mateus Antunes, nasceu em 1963 na Pampilhosa da Serra. Iniciou a sua carreira musical em França, cantando para a comunidade portuguesa com os seus irmãos na banda Irmãos 5. A sua consagração em Portugal deu-se em 1988, após a participação no Festival da Canção da Figueira da Foz e o lançamento do seu primeiro single a solo. Ao longo da sua carreira, lançou 28 álbuns e 4 DVDs, tendo sido distinguido em França com o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras em 2016. Em 2023, foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique.