Estreia no dia 30 de novembro a nova temporada de “MasterChef Portugal”, que está de regresso à RTP1 para fazer o deleite dos espectadores. O painel de jurados é composto por Rui Paula, Pedro Pena Bastos e por uma cara nova, Juliana Penteado, uma conceituada chef pasteleira. Durante a apresentação da nova temporada aos jornalistas, Pedro Pena Bastos desfez-se em elogios à recém-jurada.
“É a primeira vez que ‘MasterChef’ tem alguém de uma área específica, que é a pastelaria. Então, isto é realmente muito bom para o programa”, começou por dizer. “E para nós também, porque acaba por tornar tudo muito mais inclusivo, mas a Juliana sabe cozinhar muito bem além dos doces”, acrescentou. Para Pedro Pena Bastos, o seu trabalho como jurados é ainda “muito realista, sensorial e emotivo. E transporta-nos para a pele dos aspirantes. Sentimos que podemos marcar a vida das pessoas no programa e em casa, algo que nos orgulha e dignifica muito a nossa profissão de cozinheiros”, sublinhou.
Sobre o convite para participar no programa a nova jurada assegura: “Estou muito feliz de estar aqui hoje, de fazer parte da nova temporada de ‘MasterChef’ ao lado do Rui Paula e do Pedro Pena Bastos. Têm sido semanas de gravações incríveis, intensas, com talentos maravilhosos e tenho a certeza que vocês vão adorar”. Já o diretor do canal, José Fragoso, comentou também a nova temporada de “MasterChef Portugal”, sublinhando que “aproxima gerações e junta famílias em volta de um dos formatos mais inspiradores da televisão portuguesa”.
Para o diretor da RTP1, “a gastronomia é um dos fatores mais fortes da identidade coletiva nacional e ‘MasterChef’ permite a concretização dos sonhos de muitos concorrentes apostados em ingressar neste setor” e, como tal, este tipo de formato é importante. “O programa da RTP1 revela talento, promove os produtos nacionais de qualidade, defende a sustentabilidade e entusiasma muitos espectadores a aventurarem-se em experiências culinárias inovadoras lá em casa”, continuou.
As surpresas
Esta nova temporada promete ainda trazer uma mistura de novidades, desafios criativos e o talento dos aspirantes a chef que se inscreveram no programa um pouco por todos os pontos do País para dentro do ecrã de todos os que assistem em casa. E por falar em inovação, os jurados revelaram ainda algumas surpresas nesta apresentação, sendo uma delas uma nova prova. “Escondemos dentro desta caixa sempre um ingrediente secreto, que faz parte de uma novidade – a prova de pressão”, desvendou Rui Paula. Este é um desafio que põe à prova a capacidade de improvisação dos concorrentes e que pretende testar a capacidade de criação de um prato em cerca de 45 minutos, sempre com um ingrediente surpresa revelado no momento. “Além disso, os desafios que acontecem em locais exteriores prometem ainda emocionar e inspirar, com provas a serem realizadas em cenários diferentes, como um casamento hindu, uma missão com a Marinha Portuguesa e eventos gastronómicos de renome”, partilhou a RTP1 em comunicado.
Os concorrentes
A nova temporada começa com 100 concorrentes, selecionados num macro casting que aconteceu na Praça do Município, em Lisboa, “numa celebração da diversidade de culturas, regiões e histórias de vida que compõem o mosaico português”, pode ler-se no comunicado da estação televisiva. Nesta nova temporada, com concorrentes variados, será possível ver a cozi-nha do programa, uma vez mais, em efervescência com talento e novos sabores.