Vicente sabe que a filha ilegítima de Raúl continua a procurar pela filha e, como forma de a afastar da Herança, decide entregá-la às autoridades do país vizinho. Ou seja, em “A Herança“, Sofia é detida em Espanha.
Primeiramente, a mãe de Beatriz despede-se de Teresinha e pede-lhe que tome atenção ao que se passa na herdade enquanto estiver fora. Depois, mete a mochila na bagageira, junto da caixa de ferramentas, e segue para o lugar do condutor. A partir de sua casa, Vicente acompanha todos os passos de Sofia graças a uma câmara escondida.
Mais tarde, Sofia conduz e recorda memórias da filha quando era mais pequena, a jogarem às escondidas e de se abraçarem carinhosamente. A mulher chora com as lembranças.
Ao mesmo tempo, Vicente fala em espanhol ao telemóvel e dá os dados do carro de Sofia à polícia, acusando-a de narcotráfico. Amélia apercebe-se da conversa e diz-lhe que espera que o filho esteja a apostar na equipa certa.
Em “A Herança”: Sofia é detida em Espanha
Ao mesmo tempo, Teresinha desabafa com Augusto em como percebe que Sofia tenha ido à procura da filha, mas que sente que Ana é ingrata por não ter ligado à mãe durante tantos anos. Gonçalo chega, por entre a conversa, e pede-lhe para ver a fotografia que Sofia recebeu, ficando em choque com a imagem, pois percebe que a fotografia é uma montagem feita com inteligência artificial, ligando a Sofia para a avisar.
A mãe de Beatriz chega a Espanha, quando recebe a chamada de Gonçalo, mas diz-lhe que não é uma boa altura para falar, pois está a ser mandada parar pela polícia. Os agentes aproximam-se do carro e fazem-lhe uma rusga.
Na bagageira, encontram os comprimidos escondidos na caixa de ferramentas e Sofia fica em pânico, declarando que os sacos não são dela.
Vicente retira a microcâmara da árvore onde a escondeu e afasta-se, rapidamente, para não ser visto, enquanto Sofia é algemada pela polícia.
Por fim, a mulher está muito nervosa e volta a garantir que os comprimidos não são dela, que alguém os plantou.