Após Sofia ser presa em Espanha, pois as autoridades encontraram drogas no seu carro, a mulher de Simão descobre que o vilão incriminou a filha ilegítima de Raúl e ainda, em “A Herança“, Vicente beija Pilar.
Primeiramente, Amélia está a preparar-se para sair de casa enquanto o filho se arranja. Pilar faz-lhes uma visita e Amélia deixa-os a sós, dizendo que se encontram na missa a Raúl.
Desta forma, Pilar pede a Vicente que lhe conte os pormenores do que aconteceu a Sofia e se alguém o viu plantar as drogas no carro, tendo receio de que o seu envolvimento no caso seja descoberto.
O vilão tranquiliza-a e volta a declarar o que sente por ela. Pilar fica constrangida, mas ele aproxima-se e beija-a. Ela deixa-se levar por um momento até que o afasta em choque.
Mais tarde, Pilar vê a carta de demissão de Simão na secretária. Fica incrédula, não acreditando que ele se ia despedir sem falar pessoalmente com ela. O marido entra no gabinete, confuso com o que se passa e, ao perceber que ela leu a carta, diz que não percebe como é que ela foi ali parar. Pilar interrompe-o e diz que pode dedicar-se ao ginásio e desaparecer, muito irritada.
Por fim, o padre acaba de começar a dar a missa de Raúl. Pilar profere umas palavras sobre o pai quando, nesse momento, Sofia e Gonçalo chegam e sentam-se nos bancos do fundo. Vicente e Pilar ficam incrédulos.