Após Sofia declarar guerra à vilã, tomando a presidência da fábrica à força, a mulher e Simão está furiosa. Agora, em “A Herança“, Pilar discute com Brígida e Rafael.
Primeiramente, Simão tenta convencer a filha a fazerem uma caminhada juntos. Ela sai para ir vestir o fato de treino e Simão acaba por lhe atender uma chamada. É da secretaria da faculdade e Simão descobre que a filha não está inscrita na escola. Ele estranha, mas diz que vai falar com Mariana e desliga. É nessa altura que Pilar entra na cozinha e chama-o para uma reunião familiar urgente.
A família Novais reúne-se então na sala e Pilar conta que Sofia assumiu o cargo de presidência na fábrica. A vilã está furiosa e acaba memso por acusar a mãe de ter facilitado ao oferecer casa a Sofia.
Brígida responde que pretende seguir a vontade do falecido marido e Rafael dá-lhe razão. Ao ouvir as palvras do irmão, Pilar também discute com ele e Simão tenta acalmá-la, mas a mulher está imparável.
Nesse momento, recebem a convocação de Sofia para reunir na fábrica e Pilar sai para o quarto, furiosa.
Mais tarde, já nas cavalariças, Pilar está a aparelhar o cavalo quando Simão volta a aparecer e pergunta-lhe o que é que tem contra Sofia, pois infernizar a sua vida não vai alterar nada. A vilã responde que não se quer sentir sozinha e abandonada na luta, mas o marido argumenta que não tem de ser uma luta, que é teimosia.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2025/02/250211_M6_6501-1-1512x1080.jpg)
Pilar diz, por fim, que não vai desistir, que é a dignidade e a segurança da família que estão em causa.