A mãe de Beatriz está decidida a tomar as rédeas da fábrica. Agora, em “A Herança“, Pilar fica em choque com decisão de Sofia.
Primeiramente, Gonçalo está a caminho da fábrica quando recebe um telefonema do pai. Aflito, Augusto pede-lhe que vá ter com ele à carpintaria, pois caiu e não consegue mexer o braço. O equitador fica sem saber o que fazer, pois não quer falhar ao compromisso com Sofia.
Algum tempo depois, Sofia entra na receção ainda sem saber de Gonçalo. Cláudia chama-a e anuncia que a administração está à sua espera. A mãe de Beatriz vê-se obrigada a segui-la para o gabinete. Entra, sente-se deslocada e não sabe como agir. Pilar é sonsa e dá-lhe as boas-vindas, depois pede a Sofia que lhes fale dos planos que tem para a empresa e questiona-a sobre vários pontos da fábrica. Sofia não sabe o que responder e começa a ser invadida com comentários vindos de Bernardo, Pilar e Vicente sobre ideias de marketing.
Em “A Herança”: Pilar fica em choque com decisão de Sofia
A reunião prossegue e Sofia continua debaixo de fogo. Ela admite que estava pouco preparada, mas não aguentando a humilhação, levanta-se, determinada, e declara que entende o medo de acharem que ela não está à altura do cargo, pois não lhes pode dar garantias de ser a melhor presidente, mas que apesar de tudo está disposta a aprender.
Pilar detesta o discurso, especialmente quando a irmã se refere a Raúl como seu pai e em como pretende honrar o seu voto de confiança. É nessa altura que Gonçalo entra na sala de rompante e todos ficam surpresos com a sua presença. Sofia confronta-os e anuncia que ele estará de volta à fábrica como seu assessor. Pilar fica em choque.
Mais tarde, Pilar continua incrédula com a presença de Gonçalo. Ele diz que conhece o funcionamento da fábrica por já ter trabalhado de perto com Raúl e Pilar aconselha-o a ser melhor assessor e preparar Sofia para as reuniões.
A mãe de Beatriz não se deixa humilhar e começa a falar sobre tudo o que já aprendeu quanto ao processo da produção de papel. Gonçalo incentiva-a a partilhar as ideias que teve e ela sugere que comecem a trabalhar com instituições de solidariedade social. Os diretores de departamento anuem agradados com a ideia, mas Pilar contém-se. Depois despede-se de todos os membros da administração e a família começa a sair.
Quando Sofia e Gonçalo saem da sala de reuniões, cruzam-se com Pilar no corredor e ficam perplexos quando ela lhes diz que Sofia tem o gabinete da presidência livre e à sua disposição. Ela agradece, surpreendida, e Pilar deseja-lhe boa sorte, concordando que só deseja manter a fábrica de pé.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2025/02/250212_011.03-Fugir-do-destino_CG-DSC09914-1600x1067.jpg)
Por fim, Pilar conversa com Vicente. Diz-lhe que decidiu mudar de estratégia, que não irá hostilizar Sofia abertamente, que prefere mantê-la perto para saber tudo o que anda a fazer na presidência.