Após Gonçalo e Mónica conseguirem escapar aos sequestradores, agora, em “A Protegida“, Mariana paga parte da dívida da irmã de JD.
Primeiramente, Mariana anda em bicos de pés para não fazer barulho, pegando num molho de chaves e colocando-as no bolso. Benedita aparece e Mariana assusta-se, diz que vai sair, mas que já volta. A avó da jovem pergunta por “Rodrigo” e não acha bem que ela saia sem o guarda-costas, mas a neta promete voltar rápido.
Pouco depois, Mariana surge com a mota de Carlos, o pai, pela mão. Ela vai andando, sem fazer barulho, e olha por cima do ombro, pois não quer ser vista por ninguém.
Ao mesmo tempo, JD vê as fotos que Mónica lhe enviou e fica apreensivo. Ele liga a Gonçalo e diz que a irmã só sabe meter-se em confusões.
Em “A Protegida”: Mariana paga parte da dívida da irmã de JD
O guarda-costas lembra Gonçalo que as coisas ainda não estão resolvidas com os tipos a quem Mónica deve dinheiro e que ainda correm perigo. Gonçalo diz saber disso e JD promete passar em casa deles daqui a pouco.
Ao mesmo tempo, Mariana quer dar a mota do pai em troca da dívida de Mónica, mas os capangas dizem que não chega e começam a aproximar-se dela. É então que aparece José Diogo e defende Mariana.
JD proíbe Mariana de dar a mota em troca da dívida, mas a jovem diz que faz o que quer com os seus bens. Os capangas acabam por ficar com a mota e arrancam em cima da mesma.
Mais tarde, o guarda-costas chega a casa a discutir com Mariana por se ter metido nos problemas dele e ter dado a mota do seu pai em troca da dívida de Mónica. Mariana diz que não precisa da mota e, assim, liquidou uma parte da dívida. JD não se conforma e continua a ralhar com ela.

O guarda-costas continua a reclamar com Mariana e, usando o argumento de ter posto o seu emprego em risco. A jovem diz que não era essa a sua intenção e que só o quis ajudar, mas ele diz que precisa de ir ver os irmãos e pede a Mariana para não sair de casa. Ela promete ficar por ali e diz-lhe para ir descansado.
JD vai a casa da família e Clarice diz-lhe que ia acontecendo uma desgraça, referindo-se ao facto de Mónica ter estado perto do palacete e ter visto o pai. JD diz que ela entrou no palacete e Clarice pede-lhe para garantir que isso não volta a acontecer e JD promete fazer isso.
O guarda-costas acorda Mónica e avisa-a para não voltar a meter-se em problemas. Ela diz que não fez nada de mal e até teve uma proposta de trabalho. Ele diz-lhe para aceitar, pois sempre ajuda a pagar a dívida. Mónica diz que vai ter muitos homens a atirarem-se a ela, mas JD diz-lhe apenas para ter cuidado e ela fica furiosa com a indiferença dele.