O dia 12 de dezembro fica para a memória do casal. Se em Lisboa, e durante o especial “Há Festa no Hospital”, o apresentador anunciava a renovação do contrato com a TVI, em Monforte, o marido temia o pior com a previsão de mau tempo. Manuel Luís Goucha e Rui Oliveira sofrem com inundações no Alentejo.

“Estava completamente isolado”
“Antes de começar a chover intensamente acautelei o gado, colocando as éguas e o rebanho das ovelhas num local seguro na parte de cima da herdade. Se as ovelhas tivessem ficado na cerca podiam ter ficado enterradas na terra”, diz primeiramente Rui, à revista TvMais. A noite foi quase em claro: “Fui-me deitar com grande ansiedade porque a chuva era forte e intensa. Conseguia ouvir o barulho da chuva a cair nas telhas do telhado. Acordei umas quatro ou cinco vezes desejoso que amanhecesse para ver como estava o gado e que estragos tinha feito o temporal”. Na manhã do dia 13 depara-se com um cenário preocupante. “O meu caseiro ligou-me às 7 horas a dizer que estava um lago à entrada do monte. Fui à janela e vi um mar à minha volta. . Nunca tinha visto tanta água”, recorda Rui Oliveira.
“A minha preocupação que a parede da barragem pudesse rebentar“
O empresário entra de imediato em contacto com as autoridades porque percebeu o perigo na Estrada Nacional 243, bem perto do local. “Pelas 14 horas, vi a estrada ser arrastada pelas águas e voltei a contactar as autoridades para o que acabara de acontecer.” Por essa altura, tentava não entrar em pânico, até porque estava tudo bem com os animais da herdade. “O gado nunca esteve em perigo, a minha preocupação era que houvesse danos de maior na agricultura e que a parede da barragem pudesse rebentar.” Contudo, quando pôde dar uma volta pela herdade percebeu, então, o rasto de destruição deixado pelo temporal. “As cercas de dois parques, com áreas ainda jeitosas, foram arrancadas e arrastadas pelas águas. As sementeiras desses dois parques também ficaram perdidas. Eram sementeiras específicas para o gado“, revela, por fim.
“Estava preocupado, queria saber se estava tudo bem”
Manuel Luís Goucha, por seu lado, esteve sempre a acompanhar a situação, ainda que à distância, por estar a apresentar o talk-show da tarde da TVI. “Estava preocupado, queria saber se estava tudo bem comigo, com os animais e com a nossa casa”, revela o empresário e lembra a reação do marido ao ver o primeiro vídeo que lhe enviou: “Como ele não estava no monte não tinha a melhor perceção do que estava a acontecer e, ao ver que a herdade estava cercada de água, perguntou-me: O que é que se está a passar?”, explica, por fim.
Percorra, por fim, a galeria de imagens onde é possível ver as cheias que afetaram o monte. Manuel Luís Goucha e Rui Oliveira sofrem com inundações no Alentejo
