Surgiu da cabeça da diretora de Entretenimento e Ficção da TVI, que o desenvolveu ao lado dos atores. Recorde como tem sido este percurso de uma novela nunca antes vista! “Festa é Festa” celebra 2 anos de sucesso, na sombra das polémicas.
Cristina Ferreira quis, a obra nasceu. “Festa é Festa” é o maior sucesso com o cunho da apresentadora desde que se tornou diretora de Entretenimento e Ficção da TVI. Foi, aliás, a primeira obra de ficção que nasceu integralmente da sua cabeça. Hoje, é o seu cartão de visita e um orgulho para a responsável. “Há na ‘Festa’ uma magia qualquer. Nem que fosse só por ela já valia a pena ter voltado [ao canal]”, confidencia, relembrando que mesmo quando muita gente não acreditou no projeto, ela não vacilou. “Desde o primeiro dia que ali vibra o coração. Há na ‘Festa’ uma magia qualquer. Chama-se verdade”, acrescenta, em seguida.
“O ‘Festa é Festa’ nasce da cabeça da Cristina”
No dia em que se celebraram os dois anos desde a estreia, João Patrício, o seu braço direito, fez questão de enaltecer o trabalho da colega. “O ‘Festa é Festa’ nasce da cabeça da Cristina numa altura em que sentíamos que a ficção tinha de encontrar um caminho mais leve. Parece que a estou a ver à janela do gabinete, a viajar pelas memórias de menina, já a desenhar a Bela Vida”, conta primeiramente. “Tem de ter um médico, um padre, uma benfeitora, um presidente da junta, uma família de emigrantes! Estás a apontar?. No dia seguinte as personagens já tinham rosto, já se ouviam, já se sentiam”, diz, em seguida.
O diretor-executivo de Entretenimento e Ficção da TVI recorda também que, desde as primeiras cenas, perceberam que iria ser um sucesso. “Olhámos uns para os outros e só tivemos certezas: isto vai correr bem! E correu, corre e vai continuar a correr. Passaram dois anos, a ‘Festa’ continua em festa!”, concluiu, por fim.
“Conseguimos nunca largar a ‘Festa’ no sentido em que a história acompanha muito a vida em si”
A verdade é que há muito que a responsável pela programação da TVI se agarra a este sucesso. Recentemente, em conversa com a TvMais celebrou precisamente o quão “extraordinário” é esta novela. “Conseguimos nunca largar a ‘Festa’ no sentido em que a história acompanha muito a vida em si: no Natal é Natal na ficção, assim como no Carnaval, na Páscoa… Há aqui uma série de movimentos e de momentos que fomos capitalizando dentro da ‘Festa’ com aquele elenco”, admite, em primeiro lugar, deixando uma palavra para os atores.
“É um elenco que tem uma base fixa com atores que são os mesmos desde o primeiro minuto e depois, de vez em quando, vamos introduzindo outros que vêm abanar a aldeia. Alguns vão ficando, o caso da Maria Rueff… Já não nos lembramos da festa sem a Rueff. A ‘Festa’ é uma soma de várias condicionantes que fez com que chegasse até aqui. E esperemos que vá ainda mais longe”, atira em seguida.
Percorra, por fim. a galeria de imagens. “Festa é Festa” celebra 2 anos de sucesso, na sombra das polémicas.
Leia este artigo na íntegra na TvMais, disponível em banca e em formato digital.