O Ministério Público divulgou na última segunda-feira, 25 de novembro, que apresentou uma acusação contra José Castelo Branco por violência doméstica. Agora, o advogado de Betty Grafstein revela como a joalheira reagiu à acusação, cerca de 7 meses depois da primeira denúncia vir a público.
“Começou por ficar mais descansada, não só com a dedução da acusação, como também com o facto de ver-se rejeitado pelo Tribunal da Relação de Lisboa o recurso apresentado pelo agressor relativamente à possibilidade de redução das medidas de coação”, disse Alexandre Guerreiro, advogado da norte-americana, em entrevista ao Jornal às 7, da CMTV.
O advogado ainda reforçou que as agressões contra Betty Grafstein acontecem desde o início do casamento, tal como a acusação do Ministério Público alega. De acordo com Alexandre Guerreiro, a joalheira já tentou denunciar em outras situações. “Desde que Betty casou que foi vítima de agressões físicas e também psicológicas e houve várias tentativas de denunciar isto, mas o crime de violência doméstica ainda não era um crime público”, afirmou Alexandre Guerreiro.
Empurrava, apertava o pescoço e atirava laca para os olhos
De acordo com o comunicado do Ministério Público, “desde o início do casamento o arguido agredia física e verbalmente a vítima”. A acusação ainda detalha algumas das agressões alegadamente sofridas por Betty Grafstein. “O arguido forçava a vítima a vestir roupa que escolhia, a ser maquilhada por si e a calçar sapatos que lhe provocavam dores.” Além disso, a acusação alega que Betty foi internada “na sequência de um empurrão alegadamente desferido pelo arguido”.
O despacho ao qual o jornal “Correio da Manhã” teve acesso relata uma série de agressões ocorridas ao longo do casamento. “Apertou o pescoço até ela sentir dificuldades em respirar”, diz o documento. O advogado de Betty Grafstein relata outros episódios: “O seu ainda marido atacava-a atirando laca para os olhos. Betty estava a fazer ações em que era obrigada a injetar botox. A medicação era gerida pelo seu atual marido”.