É um dos concorrentes mais polémicos de “Dança com as Estrelas”, no entanto, há quem o acuse de falta de aptidão para continuar em competição. Contudo, o piloto e a dançarina Daniela Santos continuam no final da tabela nas pontuações dos jurados, mas os fãs têm-lhes garantido a passagem à gala seguinte. O noivo da influenciadora digital brasileira Bruna Gomes fala à revista TvMais da onda de “ódio” que há mais de dois anos recebe nas redes sociais. E (quase!) indiferente às críticas, o piloto madeirense acelera “prego a fundo” na competição de dança da TVI e, quiçá, ruma à meta final. Bernardo Sousa reage às acusações de que é alvo: críticas e ameaças de morte.

Como está a correr “Dança com as Estrelas”?
Bastante bem. Sou o único que não tem experiência nem formação no mundo das artes e em danças muito menos. Nem fiz em criança. Aquelas coisas dos pais meterem as crianças nas escolas de dança, zero! Nunca tinha feito nada. Fui um miúdo muito introvertido, portanto é mesmo a coisa mais “fora da caixa” que poderia fazer em termos de dificuldade e de entrega. Estou aqui sem qualquer tipo de experiência.
Têm sido um desafio especialmente difícil?
Quando está a acontecer o direto só se vê a parte de dança. Não se vê o processo, os ensaios. Tive de desmontar muitas coisas na minha cabeça. Feições, expressões faciais, movimentos. Para uma pessoa tensa como eu, tenho de estar leve. É pena não se conseguir mostrar tanto esse processo. Sempre foi uma coisa que me fascinou muito na dança é o facto de ser muito elegante! É preciso muita técnica, mas, ao mesmo tempo, ser muito subtil. Tal como no desporto, tens de ser exímio e isso requer muita entrega até conseguir um nível de aceitação.
Há quem critique o seu desempenho, mas o Bernardo e a Daniela nunca foram ao “frente a frente” dos menos votados. Percebe porquê?
É o público que vota. Obviamente são apoiantes que já vêm do “Big Brother”. Mas, se as pessoas não gostassem do que veem, não votavam. Se achassem que eu estava a fazer figura de palhaço não continuavam a votar. É sinal que gostam daquilo que nós fazemos. As próprias regras dizem que é um programa para amadores, para aprenderem a dançar. E, nisso, estamos a cumprir na íntegra.
Como lidam com as críticas que falam em “injustiça” para com a saída de outros concorrentes?
As críticas nunca vêm de alguém que faz melhor do que eu, se o fizessem estavam lá. Se as pessoas vão criticar, ou não, ou se vamos, ou não, chegar à final, não nos focamos nisso! Concentramo-nos mais no processo criativo. Tendo em conta as minhas pontuações, estou sempre ali no fio da navalha. Vamos ver…
Mas as críticas afetam-vos?
Há dias em que sim. Se for numa semana em que te entregas verdadeiramente e sentes que o resultado foi bom, a crítica aí custa mais. É só mais ignorância da parte dos outros. Se me afetasse completamente, se calhar já não estava aqui. Ou seja, lido com elas desde ‘Big Brother’. E até mesmo na minha vida profissional [como piloto]. As pessoas dizem-me: “Como é que tu aguentaste levar tanta porrada?”…

Percorra, em seguida, a galeria de imagens. Bernardo Sousa reage às acusações de que é alvo: críticas e ameaças de morte.