Durante muito tempo, João Mota e Mariana Monteiro evitaram comentar a sua relação, não confirmando sequer que estavam juntos. Hoje, o casalinho é espelho da felicidade e já não tem problemas em mostrar publicamente o amor que o une. A tvmais esteve à conversa com o manequim no programa “Passadeira Vermelha”, da SIC Caras, que explicou a mudança de atitude: “Agora, tiramos fotos juntos e faço declarações públicas de amor porque já passou algum tempo. Já não é uma relaçãozita, é uma relação a sério. No início, as pessoas estão a conhecer-se e achámos que não era bom expor-nos demasiado”. Juntos há dois anos, João assegura que o amor entre os dois está de pedra e cal, e não podia estar mais feliz. “Conhecemo-nos bastante bem e estamos seguros dos nossos sentimentos. É uma coisa natural!”, confessa.
Em setembro passado, quando o manequim e ator colocou uma foto da namorada com a legenda “Marry me?” (“Casas comigo?”), especulou-se sobre possíveis planos de enlace do casalinho, mas o manequim brincou sobre o assunto: “O casamento é só um contrato, e eu não assino contratos a não ser que sejam milionários”.
Fiel ao sonho de ser ator, João Mota passou os últimos três meses de 2013 no Brasil, onde, na companhia da namorada, fez vários cursos e workshops de representação. A experiência, conta, “valeu a pena”, e o facto de estarem juntos tornou tudo ainda mais apetecível: “Trabalhar assim é mais fácil, pois ajudamo-nos um ao outro. Foi engraçado, porque nunca tínhamos estado juntos numa situação daquelas”. A formação, diz, deu-lhe “bases bastante fortes”, que agora queria aplicar num trabalho em televisão. “Gostava de fazer uma novela”, confessa, sem adiantar se já há algum projeto em cima da mesa. “No fundo, gosto é de trabalhar, por isso, ficaria feliz com um convite vindo de qualquer estação.”