Após a vitória em “The Voice Portugal”, Fernando Daniel viu surgir em algumas páginas online alguns tweets publicados na sua página pessoal em 2013. O conteúdo destas mensagem curtas causou polémica e o jovem cantor já reagiu. Fernando assume a autoria de algumas destas mensagens, sendo que outras foram feitas por amigos, e garante que tudo aconteceu em forma de brincadeira e na “estupidez na adolescência”.
“Aquilo que começou por ser uma brincadeira (espero eu) tomou outras dimensões como era de esperar através de meios que também seriam de esperar. Fizeram-me rir na verdade, é engraçado ver o quanto evoluímos. Mas algo assim era de esperar como é óbvio. O sucesso alheio faz sempre comichão naqueles que não têm ambição, naqueles que não têm vida própria e portanto ficam-se a esmiuçar pela melhor piada cibernética na esperança de vencerem o Galardão de Melhor Humorista de Teclado de 2016! Mas indo ao que interessa que não são de facto essas talentosas pessoas, queria só assumir que alguns tweets são meus, os que são escritos na 3a pessoa do singular não são meus de todo (como é óbvio não falo em mim na 3a pessoa), tweets esses que também são escritos por colegas em brincadeiras parvas de miúdos. Brincadeiras essas e tweets esses que fazem parte da famosa fase da estupidez na adolescência, não estivéssemos nos a falar de meados de 2013 (para os que deixam passar as letrinhas pequeninas). Mas de certa forma até me orgulho de preferir escrever a primeira estupidez que me viesse à cabeça, sem pensar nas consequências, do que dar aos meus pais motivos para dizer: o meu filho chegou várias vezes bêbedo a casa, todo fora de si, a cheirar a droga e etc. Porque isso nunca aconteceu, por mais ingénuo e ‘piadolas’ que pudesse ser, sempre soube ser um filho exemplar. Portanto, para finalizar, agradeço por me lembrarem do quanto é possível evoluir e me terem feito rir de tweets, conversas comigo mesmo e até de fotos cómicas. É bom relembrar a infância/adolescência desta maneira ‘peculiar’ e me fazerem lembrar da verdadeira razão do Twitter, que na altura não era nada mais nada menos que um ‘diário’ na internet onde simplesmente debitávamos tudo o que nos apetecia dizer por alguma razão. Em relação ao tweet que mais me preocupa que é sobre a RTP1 a razão é simples, passei por uma fase onde só via canais por cabo, séries, filmes e por aí fora. Ou seja, um tweet de miúdo revoltado a querer ver provavelmente alguma série. E sinceramente não poderia levar melhor ‘chapada’, escolhi bem a casa para triunfar. Agora, por mim assunto encerrado. Não tenho mais nada a dizer, se me permitirem vou aproveitar este título suado de Vencedor do ‘The Voice Portugal’ 2016 e trabalhar para ganhar um lugar na música e para um dia poder dar tudo aos meus filhos através da mesma. Ah e lembrar-lhes os cuidados da internet e das telecomunicações, pois nunca se sabe quando nos vamos ter de defender de um bando de pessoas que não têm uma vida interessante para planear. Nao era para fazer caso a isto mas achei que mereciam uma satisfação. Tenham um bom dia.”
Os fãs reagiram e defenderam o jovem, assumindo que tais mensagens apenas vieram a público porque Fernando ganhou esta edição do concurso de talentos da RTP1.