Muito protetor da sua vida privada, Diogo Morgado, 36 anos, quebrou a sua própria regra de esconder a família e apresentou à TvMais o irmão, Pedro, seis anos mais novo, que com ele escreveu o filme “Malapata”, que marca a estreia do Jorge Monforte de “Ouro Verde” (TVI) na realização e foi filmado em apenas 13 dias. “Eu e o meu irmão investimos do nosso próprio dinheiro neste filme. Depois da película toda feita é que começámos a bater à porta das marcas para o podermos distribuir”, admite Diogo Morgado, que revela que desde muito novo sonhava em fazer um filme com o mano. “Desde putos, ainda em casa dos nossos pais, que imaginávamos fazer filmes e partilhá-los.”
Pedro Morgado, 30 anos, tem cara de miúdo. E é a cara chapada do ator da TVI. “Malapata acaba por ser uma novidade para mim. Eu e o Diogo já tínhamos desenvolvido histórias, porque esta vontade não é uma coisa de ontem. Conseguimos reunir uma equipa e um elenco num tão curto espaço de tempo que se não fossem eles a fazer um esforço não se tinha conseguido fazer esta longa-metragem”, admite.
Pedro diz que os dois irmãos sempre foram muito unidos. “Fala-se sempre que entre irmãos há aquelas quezílias e atritos, mas, felizmente, nunca tivemos isso. A nível de trabalho, ambos somos pessoas muito rigorosas naquilo que fazemos e, havendo desde o início uma clara distinção daquilo que é o trabalho de cada um, acabamos por resultar muito bem.”
O jovem argumentista assume, ainda assim, que nem tudo é um mar de rosas entre ambos: “É claro que há sempre pontos de vistas diferentes. Eu gostaria de ver o filme feito de uma maneira e ele tem outra opinião, mas conseguiu-se levar o barco a bom porto”.
O autor refere que, como irmão, Diogo Morgado é “exímio”: “Temos tido uma cumplicidade muito grande ao nível dos anos. Ele é das pessoas mais profissionais que conheço e que mais a camisola veste. Ele gosta de se embrenhar na história para o produto final ficar o melhor possível”. Sendo o mais novo, nunca “levou na cabeça”?: “Nunca senti a predominância do Diogo enquanto irmão mais velho. Sempre nos apoiámos!”
Vídeo relacionado: Veja o trailer de “Malapata”.