Cláudio Ramos e o problema de coração: “Chama-se fibrilhação auricular e tenho há 15 anos”. O apresentador de “Dois às 10”, o programa das manhãs da TVI foi internado devido a uma fibrilhação auricular que lhe rpovocou o coração começar a bater forte e de forma descompassada. Chegou a ter 174 pulsações por minuto. Numa entrevista exclusiva (e para ler na íntegra na TvMais), a estrela das manhãs da TVI (que faz 49 anos a 11 de novembro) conta tudo sobre o seu problema de saúde.
“Estava com 174 pulsações por minuto”
O que se passou concretamente e que o levou ao hospital?
“Na sexta-feira à noite [30 de setembro] estava em casa, perfeitamente normal, e, de repente, comecei a perceber que o coração não estava a bater de forma compassada mas, sim, a bater muito forte. Fiz aquilo que devo fazer sempre com indicação médica que é medir as pulsações e o ritmo cardíaco. Percebi que estava muito elevado, a 174 pulsações por minuto. E mais grave do que isso, estava a ter uma arritmia. Que podia ter passado, mas tal não aconteceu.”
O que fez em seguida?
“Telefonei à assistente do meu médico e falei com ela. Disse-me para tomar a medicação que se aplica sempre em SOS nestes casos. A verdade é que isso não reverteu a arritmia, como devia ter acontecido. No dia seguinte, voltei a medir os ritmos do coração e continuavam muito elevados. Fui ao Hospital da Luz porque o médico disse que era claríssimo que era para lá que devia ir, uma vez que tínhamos de perceber o que realmente estava a acontecer.”
“Tinha arritmias constantes”
Há quanto tempo sabe que tem esse problema cardíaco relacionado com as arritmias ?
“Chama-se fibrilhação auricular e já sei que tenho há uns 15 anos. Foi-me descoberto num ecocardiografia. Eu sentia muito cansaço e não me deixava ter qualidade de vida. Em linguagem corrente, na altura tinha o coração a funcionar como se tivesse muito mais idade. Tinha arritmias constantes.”
“Foi-me descoberto num ecocardiografia. Eu sentia muito cansaço e não me deixava ter qualidade de vida. Em linguagem corrente, na altura tinha o coração a funcionar como se tivesse muito mais idade”
(Cláudio Ramos)
https://holofote.sapo.pt/celebridades/2022-10-04-claudio-ramos-fala-sobre-susto-de-saude/
Cláudio Ramos e o problema de coração: “Chama-se fibrilhação auricular e tenho há 15 anos”