As ruas de Campo Maior, Portalegre, encheram-se de gente esta manhã. Centenas de pessoas estiveram presentes no funeral de um dos maiores empresários portugueses, Rui Nabeiro conhecido por Sr.Rui ou Comendador.
As cerimónias começaram às 12h na Igreja Matriz de Campo Maior, vila natal do empresário, com missa de corpo presente. Em seguida, o cortejo fúnebre caminhou até ao cemitério Municipal da vila alentejana. Apesar das centenas de pessoas no funeral, o silêncio, reportam alguns jornais nacionais, foi sepulcral.
Na despedida ao comendador, de 91 anos, fundador dos cafés Delta, estiveram funcionários e colaboradores, empresários, escritores, atletas e políticos. José Luís Peixoto foi um dos escritores presentes. O autor de “Almoço de Domingo”, a biografia romanceada de Rui Nabeiro, partilhou algumas imagens do cortejo fúnebre. Nas fotos vê-se um mar de gente vestida com roupas escuras, denunciando luto e emoção.
Também altas figuras do estado estiveram presentes. O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, bem como o primeiro-ministro, António Costa, deslocaram-se até à vila alentejana para assistir a esta última homenagem ao empresário.
Rui Nabeiro criou muitos empregos naquela zona do país. Por isso, era considerado por muitos campomaiorenses, como um pai. Morreu, precisamente, no Dia do Pai, 19 de março, no hospital da Luz, em Lisboa.
Assine aqui a nossa newsletter gratuita e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar.