Eram 15.05 h de 21 de Junho de 2011, quando Angélico assinou a compra do seu BMW 635D cabriolet. Num dos documentos a que a tvmais teve acesso, o cantor declara “assumir inteira responsabilidade por tudo quanto possa acontecer (multas, transgressões, incidentes com terceiros ou próprios e outros de qualquer espécie) e ainda pagamentos respeitantes a selos e imposto de circulação…” e declara também “assumir inteira responsabilidade pelo cumprimento das disposições impostas pelo decreto lei 522/85”, referentes a seguro obrigatório. O negócio foi fechado e assinado quatro dias antes do despiste, conforme se lê na factura no 107 e na Declaração de Circulação (datadas de 21 de Junho), emitidas pelo stand Auguscar, bem como na nota de Compra e Venda no 524 (mesma data) e no Termo de Responsabilidade do Cliente, ambos assinados por Sandro Milton Vieira Angélico, que usava o nome artístico Angélico Vieira. Todo o negócio vem descrito nos documentos. O músico deu um Ferrari Modena (com caixa de velocidades partida), avaliado em 60 mil euros e um Audi A4 cabriolet (acidentado), avaliado em 20 mil euros. Em troca, recebeu o BMW 635D, preto, avaliado em 80 mil euros. O Banco Português de Negócios (BPN) tinha uma reserva de propriedade sobre o veículo, mas Angélico pagou-o e tinha ainda 30 dias para o registar. Estas informações constam do processo de investigação, mas há quem questione a autenticidade da assinatura do jovem cantor. Provavelmente, o Ministério Público requererá uma perícia à assinatura do músico (ver caixa).
Jantar em Baiona, morrer em Estarreja
Angélico terá dito pretender transferir o seguro do Ferrari para o BMW 635D. Mas não terá chegado a fazê-lo, já que não é conhecido seguro válido neste último. Ainda na noite de sexta, jantou em Baiona, Espanha, e regressou num BMW 530 por Vila Nova de Cerveira, até à Póvoa do Varzim. Com ele vinham Anita Costa e os seus amigos. A seu pedido expresso, o stand preparara o BMW 635D para lhe ser entregue nessa noite. Ainda com Anita, Angélico levanta o BMW 635D na Póvoa do Varzim. Foi um funcionário da Auguscar quem lho entregou. Ao volante, o músico vai para a estação de serviço e aí tem uma grande discussão com a jovem. Depois deixa-a em Gaia e segue com os amigos para Lisboa. O cantor teve o carro na mão pouco mais de uma hora. Às 3.25 h de sábado, dia 25, deu-se o acidente.
Rebocado à revelia
Não são conhecidas fotos detalhadas do BMW, nem do Opel Corsa, no local da tragédia. Como o acidente teve mortos, a patrulha da GNR no local chamou um agente do Núcleo de Investigação Criminal – Acidentes de Viação da GNR (NICAV). A partir do sítio onde encontrou o carro, o especialista percorreu de forma inversa dois quilómetros de auto-estrada e foi encontrando um pouco de tudo. Desde chinelos, a gira-discos, bens pessoais, bateria (estava a 1,5 km) e destroços diversos. Quando regressou, já o BMW 635D estava em cima do reboque. Ou seja, o local do acidente não foi preservado e o especialista não pôde recolher materiais (nem fotos suficientes) com os carros (BMW e Opel) imobilizados no local.
Jantes e pneus
O BMW 635D que Angélico Vieira adquiriu tinha pneus Hankook à frente e Pirelli atrás. Nenhum de origem. Três das jantes eram de marca Ronal e uma Koyo. Segundo Augusto Fernandes, dono do stand que vendeu o carro a Angélico, o músico fez questão de levantar o carro naquela noite e preferiu levá-lo sem mudar as jantes.
Mais de 250 km/h
A tvmais apurou que a memória registada no BMW reporta uma velocidade de circulação superior a 250 km/h. Os airbags e os protectores dos bancos traseiros dispararam todos e a porta do lado do condutor saiu, durante os rebolões que o carro deu ao longo de cerca de 700 metros. Os seis braços de apoio partiram (o carro não tem eixos). Quando as autoridades solicitarem apoio técnico à BMW Portugal, a marca deverá designar um perito e uma oficina certificada.
A menor Armanda
Armanda Monteiro Leite tem 17 anos e vinha no carro onde Angélico se despistou. Internada nos Cuidados Intensivos do Hospital de Santo António, no Porto, deixou de estar ventilada a 20 de Julho, segundo fonte hospitalar citada pela agência Lusa. Está na Unidade de Traumatologia Crâneo-Encefálica do Serviço de Neurocirurgia, mas há notícias de já ter feito fisioterapia.
Falta saber
A causa de morte de Hélio Van Dunen. Morreu quando foi cuspido, ou faleceu por, após a projecção do BMW, ter sido atropelado? O Opel Corsa (alugado a uma rent-a-car) está batido apenas do lado direito. Onde circulava? Em que faixa? A que velocidade?
Nota: Por vontade do autor, este texto não segue as regras do novo acordo ortográfico