Diz-se que aquilo que se espalha de forma rápida pela internet é algo viral. E parece que a inspiração no coronavírus (o vírus Covid-19, que já chegou a 50 países) fez com que uma fotografia de uma mulher também conseguisse espalhar-se pelo mundo.
Aparentemente o objetivo de Fabiana Britto, brasileira que vive em Itália, onde participou do “Big Brother”, era alertar para o exagero em relação às medidas de prevenção. No Instagram, Fabiana escreveu: “Basta de alarmismo! Não podemos fechar um país. É um vírus perigoso mas muito mais parecido com a gripe do que com o Sars ou gripe A. A maioria dos doentes está tranquila em casa, como a maioria dos pacientes com gripe.”
Porém, parece que a mensagem da mulher espalhou-se por outro motivo: a imagem provocante publicada junto do texto. Fabiana surge nua deitada numa cama, a usar apenas a máscara de proteção. Muitos seguidores ficaram confusos com o facto de a mulher criticar o alarmismo e usar a máscara dentro de casa.
Mais tarde nos stories, a brasileira explicou que publicou a imagem na expectativa de chamar a atenção. Na publicação, a mulher marcou vários veículos de imprensa italianos. E parece que Fabiana atingiu o seu objetivo! Até agora a imagem tem pouco mais de 8 mil gostos.
Organização Mundial da Saúde não recomenda o uso de máscaras para quem não apresenta sintomas
Apesar de a brasileira viver em Milão, cidade italiana onde estão concentrados muitos casos do Covid-19, o uso de máscara não é recomendado para quem não apresenta sintomas, muito menos dentro de casa. “Pessoas sem sintomas respiratórios, como tosse, não precisam usar máscara. A OMS recomenda o uso de máscara para pessoas que apresentam os sintomas de Covid-19 e para aqueles que estão a cuidar de pessoas que apresentam sintomas, como tosse e febre.” A OMS também orienta que a melhor forma de prevenção é lavar as mãos com frequência, cobrir o rosto com o braço ou um lenço ao tossir e espirrar e manter uma distância mínima de um metro em relação a outras pessoas que estejam a tossir ou espirrar.