Simone Williams, do bairro de Brooklyn, em Nova Iorque (EUA), é, dizem os peritos neste tipo de feitos, a mulher com a maior afro (cabelo) do mundo, com 20,5 cm de altura, 22,5 cm de largura e 1,48 m de circunferência, e inscreveu o seu nome no “Livro de Recordes do Guinness”. Há muito que a americana recebia inúmeros elogios e comentários sobre o seu cabelo natural e volumoso. Vencer este título era um sonho!
Não foi à toa que sempre se deixou inspirar pela última detentora nesta categoria, Aevin Dugas, também ela dos Estados Unidos, que deteve o recorde durante oito anos. “Ela inspirou-me a atingir este feito. Escrevia no Google ‘maior afro do mundo’ e quando a vi fiquei pasmada”, afirma Simone sobre a anterior recordista, acrescentando: “Na altura, não pensei que o meu cabelo fosse semelhante ao dela. Mas fiquei muito feliz ao perceber que ela foi reconhecida e que isso era uma hipótese de outras sermos reconhecidas igualmente”. Quando soube que havia conquistado o recorde mundial, a jovem ficou incrédula. “Fiquei de queixo caído e, depois, de joelhos. Não podia acreditar! Abri o e-mail para ter certeza de que não era um erro. Levei cerca de 10 minutos a processar.”
Foi precisamente há nove anos que Simone começou a deixar crescer as suas longas melenas. “Comecei a alisar o meu cabelo e usei-o assim, liso, até a altura da faculdade. Escolhi fazer a transição [para cabelo natural] quando tinha 23 anos. Tudo porque queria juntar o dinheiro que gastava no cabeleireiro para conseguir pagar as despesas do meu primeiro apartamento. O processo foi difícil no início. Estava acostumada a usar o cabelo liso e não sabia como lidar com a textura natural.” Após muita prática e paciência, a jovem aprendeu a cuidar dos fios. Esses tratamentos e cuidados são feitos por si, em casa. “Normalmente, lavo o cabelo semanalmente e com pouco champô. E uso muito amaciador porque ajuda a desembaraçar. Divido o cabelo em quatro mechas durante o banho.” Porém, teve de ir a um salão de beleza apropriado para conseguir medir rigorosamente o tamanho dos fios para verificação e registo oficial no “Livro do Guinness”.
O melhor acessório!
Passar despercebida na rua é tarefa praticamente impossível para a norte-americana, impossibilitada de usar chapéus ou gorros. “Recebo muitos olhares, comentários, elogios.” No entanto, isso nunca impediu Simone de manter o cabelo no seu estilo natural e é algo que a enche de orgulho. “Desde sempre que o meu cabelo natural tem sido uma jornada. E é a minha imagem de marca. Simboliza o meu orgulho em ser negra. Sempre que uso o cabelo muito grande e bonito, sinto esse orgulho dentro de mim. Às vezes saio de casa e, se estiver com uma roupa simples, o meu cabelo é o maior acessório.” Quais os melhores conselhos para todas as mulheres que querem usar o seu cabelo natural? “Sejam pacientes. É um processo diário. Pesquisem e percebam o que se adequa melhor ao vosso tipo de cabelo. Eu só uso três produtos, religiosamente, mas às vezes tento um novo. O que funciona para outra pessoa pode não resultar em si.”