A saga “A Banca dos Beijos” faz muito sucesso e o último filme, que estreou no dia 11 de agosto, tem se mantido como número 1 no TOP10 da Netflix Portugal. Mesmo invicta uma semana no pódio, a produção tem dividido opiniões na internet, principalmente pelo final da trilogia.
O terceiro filme da saga continua a história de Elle, Noah, Lee e Marco. Elle é aceita em duas universidades e precisa decidir para onde -ou com quem- vai estudar. Indo para Harvard, escolhe o amor com Noah, e optando pela Berkeley, a universidade que Lee foi aprovado, cumpre o que prometeu desde criança a seu melhor amigo. A personagem Marco também retorna para balançar o coração da protagonista. Antes de ter de decidir todo o futuro, Elle resolve tornar as últimas férias antes da faculdade inesquecíveis. A personagem planeia completar uma lista de desafios com seu melhor amigo, cheia de aventuras, enquanto também aproveita o verão com Noah, o namorado e Marco, o amigo.
Durante os três longas-metragens, Elle se sente dividida entre cumprir as promessas que fez ao melhor amigo ou viver uma vida com o namorado. Toda a expectativa para o último capítulo é na decisão que a personagem vai tomar, e a escolha não agradou alguns expectadores:
Veja os três maiores motivos para o filme ter dividido opiniões: *SPOILERS ABAIXO
- O triângulo Amoroso:
Desde o segundo filme, quando a personagem Marco é inserida na história, o público deseja saber quem a Elle prefere. Noah, o menino que ela conhece a vida toda, mas é difícil de lidar, ou Marco, o menino novo da escola que tem os mesmos interesses que ela e a relação é mais fácil. No final da saga, Elle e Noah terminam e, mesmo assim, a protagonista não fica com Marco e sim sozinha. Esse final dividiu muitas opiniões pois o público, que nem cogitava a não-escolha, estava a torcer muito pelos casais.
- A amizade entre Lee e Elle:
A coisa mais importante na vida de Elle era a amizade com Lee, ela passa os 3 filmes a fazer de tudo para que o melhor amigo não se sentisse excluído com a nova relação com Noah, a personagem até colocou em prática uma lista de aventuras para passar mais tempo com o amigo. Entre todas as expectativas, a de Elle ir para a universidade com o melhor amigo também não foi alcançada. Para muitos fãs, a amizade da dupla estava a ter um peso só para Elle, que era a pessoa a fazer todos os planos e a ser cobrada por Lee
- A indecisão:
Por mais que a premissa da produção seja a personagem principal estar confusa com o futuro, o facto de Elle não conseguir escolher entre uma vida com o namorado e uma com o melhor amigo mostra que a protagonista está a viver uma vida para os outros, e não para si. O final, mesmo surpreendente, mostra uma evolução da personagem, que ao decidir a faculdade por si e não para ficar perto de quem ama, coloca-se em primeiro lugar e nos dá uma lição de amor próprio.
O terceiro filme é possivelmente o último da saga. A plataforma de streaming Netflix, que produz os longas-metragens, ainda não se pronunciou sobre o assunto, entretanto o ator Jacob Elordi, que interpreta Noah Flynn, afirmou em 2020 numa entrevista à Vanity Fair, que não retornará à personagem, e que o último beijo da produção será “o último beijo”. Beth Reekles, a autora dos livros em que a saga é baseada, declarou num vídeo no Youtube que não escreveria mais sobre a história. A esperança para uma quarta história é baixa e enquanto não há confirmação oficial resta assistir novamente a trilogia, que está disponível na plataforma de Streaming Netflix.