Beyoncé e Jay-Z, há 13 anos casados, são um dos casais mais famosos da atualidade e nunca participaram juntos de nenhuma publicidade. A marca de joias Tiffany & co parece ter acertado em cheio quando decidiu colaborar com os cantores para uma campanha sobre o amor, que tem estreia prevista para 2 de setembro. Mas a primeira aparição do casal não é a única estreia prevista: Beyoncé também vai ser a primeira mulher negra a usar o diamante Tiffany de 128 quilates
O icónico diamante, que quase nunca é exposto, foi utilizado por apenas três mulheres no último século, fazendo de Beyoncé a quarta, e a primeira mulher negra a usar o acessório. Antes de Beyoncé, o colar foi utilizado por Lady Gaga, na cerimónia do Oscar, em 2019, por Audrey Hepburn nas fotos promocionais do filme Breakfast at Tiffany’s, em 1961 e por E. Sheldon Whitehouse, no Baile Tiffany Feather, em 1957.
A aparição do colar no filme “Breakfast at Tiffany’s” foi tão memorável que este ano a marca Tiffany & co decidiu recriar para a campanha, na voz de Beyoncé, a música que a atriz Audrey Hepburn cantou na produção. Para além da homenagem musical, Beyoncé e Jay-Z também aparecem com visuais muito semelhantes aos utilizados no longa-metragem. O vídeo estreia no dia 15 de setembro.
A marca está a transformar sua identidade e afirmou num comunicado que esta campanha “incorpora a beleza do amor ao longo do tempo e todas as suas diversas facetas, forjando uma nova visão do amor hoje”. A escolha do casal tem tudo a ver com essa mudança, segundo Alexandre Arnault, vice-presidente executivo de produto e comunicações: ““A Beyoncé e o Jay-Z são o epítome da história de amor moderna” “Como uma marca que sempre defendeu o amor, a força e a auto-expressão, não podíamos pensar num casal mais icónico para representar os valores da Tiffany. Estamos honrados por os Carters fazerem parte da nossa família”
Mais uma “primeira vez” da campanha fica assinalada pela aparição de um quadro de Jean-Michel Basquiat, datado de 1982, nunca visto pelo grande público. O quadro, que tem o fundo pintado num tom de azul claro, é usado para representar o clássico “Azul Tiffany”, característico da marca. A pintura estava em posse de um colecionador privado desde os anos oitenta e tem a sua primeira exposição na campanha.
A Marca vai doar 2 milhões de dólares a programas de bolsas e estágios de Faculdades e Universidades Historicamente Negras (HBCUs, na sigla em inglês). Relembre-se que Beyoncé doou bolsas de estudo a alunos em quatro HBCUs em 2018, depois de ter mencionado as instituições em seu documentário “Homecoming”. “Eu sempre sonhei em estudar em uma HBCU”, disse a cantora nas filmagens.