No final do dia 19 de julho, Rita Pereira reagiu à polémica, através do Instagram, em que se tem visto envolvido depois da mudança de visual. A atriz optou por trançar o cabelo e isso deu origem a críticas dos internautas que a acusaram de apropriação cultural.
Demorou a reagir à polémica porque “diga o que disser, não vai ser ouvido, comentado, ou tido em conta por quem me criticou ou por quem simplesmente escreveu títulos polémicos procurando cliques.“. A atriz, que já foi protagonista de uma telenovela repleta de cultura africana, foi “das primeiras pessoas (não Afro Descendente) a falar de racismo em televisão, sem medos do que isso implicaria.“
A cara da TVI antes de arriscar no novo visual, questionou o “marido, amigos, familiares e ativistas afro descendentes“. À visto disto, a atriz concluiu que não se trata de “apropriação cultural mas sim admiração cultural“.
A mulher do afro descente Guillaume Lalung, instalou a controvérsia na caixa de comentários, mas espera que esta polémica “tenha ajudado pelo menos a trazer a praça pública esta questão da cultura capilar para que seja aceite em qualquer lugar“.