O jornalista da SIC está revoltado contra a lei que devia defender os animais. Rodrigo Guedes de Carvalho sublinha que os animais não são coisas, e não perceber isto “é não perceber o que é ser humano”. Assista ao vídeo!
O pivô da SIC critica a lei que defende os animais, porque não resulta em condenações. Explica Rodrigo Guedes de Carvalho que isto se deve ao facto de a Constituição travar as condenações.
Assista ao vídeo que o jornalista partilhou nas suas redes sociais:
Lei de proteção dos animais não resulta
Rodrigo Guedes de Carvalho começa por explicar que há uns anos ficou “feliz” quando viu escrito “na lei portuguesas que maltratar os animais, abandonar os animais, espancar os animais, deixá-los à sua sorte, aos caixotes do lixo, ao frio, ao calor terrível… tudo isso passaria a ser crime”.
Contudo, refere ainda, a lei “não resulta”. Assim, o jornalista aponta o problema. “É que apesar das denúncias corajosas que vão aparecendo, a lei não resulta em condenações”.
E porquê? “Porque a Constituição opera um travão”, refere.
Por fim, conclui: “Não deveria ser preciso, nesta altura, no Portugal do novo milénio, explicar que, os animais não são coisas. Não perceber isto, é não perceber o que é ser humano”.