A atriz participou em duas manifestações contra golfinho em cativeiro. No passado fim de semana, Sandra Barata Belo juntou-se a grupos de ativistas contra a exploração circense de mamíferos marinhos em delfinário
A atriz publicou na sua página de Instagram as imagens que atestam a sua presença numa das manifestações. No caso, esta aconteceu dia 13 de maio frente ao Jardim Zoológico de Lisboa.
Manifestações
Na legenda da publicação, Sandra Barata Belo escreveu: “Dos 35 golfinhos existentes em cativeiro em Portugal, 31 já nasceram nos tanques. As fêmeas são forçadas à inseminação artificial. Aos machos é lhes retirado esperma através de estimulação sexual”.
E mais acrescentou: “Estes mamiferos nadam kilometros nos oceanos. Vivem presos em tanques com cloro pintados de azul e são explorados para fazerem habilidades circenses”.
Por fim, faz um apelo: “NÃO COMPRE BILHETES PARA ESTA BARBÁRIE. Seja sensível e partilhe!”
No dia seguinte, a 14 de maio, a manifestação teve lugar junto à entrada do Zoomarine, em Albufeira.
A atriz já havia explicado, na sua página de Instagram, que estas manifestações pacíficas não visam pedir o fim das duas empresas ou “a libertação imediata dos golfinhos”.
Ou seja, o objetivo destes eventos é levar as empresas a fazer “uma transição de um modelo de exploração circense em delfinário para um modelo de reabilitação em Santuário na natureza”.
Treino diário de golfinhos
E isto porque, considera a atriz e os ativistas, que os golfinhos não devem ser sujeitos a “treinos diários para entreter turistas”, nem estar “num ambiente estéril sem qualquer estímulo natural da biodiversidade marinha”.
Mas há mais. De acordo com Sandra Barata Belo, “só na natureza podem voltar a sentir os ritmos das marés e das ondas e ter muitos estímulos naturais da biodiversidade marinha de baixo de água onde a sua espécie evoluiu durante milhões de anos”.
Transição de sucesso
Portanto, o objetivo das manifestações é levar as empresas a atuar de uma forma correta. O que, aliás, acontece em alguns países, como bem lembrou em outra publicação.
Assim, Sandra Barata Belo recordou: “A reabilitação de golfinhos em Santuário na natureza é uma realidade testada em 9 países com grande sucesso”.
De lembrar que a atriz veste a pele de Rosa, na novela da SIC “Flor Sem Tempo”.