Após 44 dias de busca, os quatro irmãos que estavam perdidos na selva amazónica na Colômbia foram resgatados. Muitos receberam esta notícia como um milagre, visto que os meninos estavam perdidos nestes ambiente hostil após a queda da aeronave onde seguiam com a mãe, um líder indígena e o piloto.
A saber que os três adultos perderam a vida. Contudo, encontrou-se as crianças com vida. As esquipas de resgate levaram depois os meninos para o hospital e sabe-se que estão estáveis. Os depoimentos que deram às autoridads permitiu saber mais do que passaram nestes dias na selva.
Em relatos feitos aos órgãos de comunicação da Colômbia, as autoridades revelam o que os irmãos contaram sobre a queda da aeronave e os dias que se seguiram. Os meninos revelaram que ouviram os socorristas que os procuravam na selva, mas que fugiam com medo. Por esse motivo, apenas encontraram os meninos quando estes ficaram demasiado fracos para escapar.
Os irmãos contaram que a mãe, afinal, não morreu na queda, mas sim quatro dias depois. A mãe das crianças teria percebido que não ia resistir aos ferimentos e deixou um conselho aos meninos. “Antes de morrer, a mãe disse-lhes que provavelmente tinha de ‘ir embora para sempre'”, afirma um socorrista que falou com um dos meninos, afirmando ainda que a mãe os relembrou que o pai os esperava e que os amava muito.
O general Pedro Sanchéz afirma que estas crianças “são um exemplo de sobrevivência”. “Eles já estavam muito fracos. Provavelmente só tinham força para respirar, pegar uma pequena fruta ou beber uma gota de água da floresta”.
O presidente da Colômbia visitou os meninos no hospital e registou o momento.
Veja ainda as imagens da Feira do Livro de Lisboa.