“Isto parece não estar a abrandar…” é assim que Fernando Alvim legenda a publicação que partilha nas redes sociais sobre a ‘trend’ das estantes. Sim, leu bem, as estantes são a tendência do momento. Já sabe de que falamos? Não?! Então espreite a galeria de imagens em baixo
E então, já percebeu? Pois é, a ‘trend’ das estantes pegou no mundo da publicidade e não há marca que resista. Às tantas não se sabe quem começou esta tendência, ainda assim está a tornar-se moda para o marketing. E está a pegar. Ou melhor, como afirma o humorista, autor, apresentador e radialista, “não está a abrandar”.
No entanto, e agora a verdade, quem começou tudo isto foi o IKEA que, habilmente, usou a Operação Influencer para promover uma estante. Aliás, como se pode ler no cartaz, a dita estante é “boa para guardar livros” ou “75.800€”. Genial na opinião de muitos, apesar da empresa já ter garantido que não quer contribuir para o debate político.
Ou seja, não quer, mas a verdade é que já não está nas suas mãos. É que, a ‘mensagem’ das estantes já se tornou viral e promete continuar a dar que falar.
De lembrar, que os internautas estão atentos, pelo menos uma boa parte, e para estes não restam dúvidas de que há referência à Operação Influencer e à descoberta de envelopes de dinheiro no gabinete de Vitor Escária, antigo chefe de gabinete de António Costa.
‘Trend’ das estantes… dá que falar
Portanto, e como seria de esperar, na página de Instagram de Alvim, os comentários não se fizeram esperar. Ora leia alguns: “Que dia fantástico na publicidade em Portugal são umas melhores a seguir a outras”; “Serviu para descobrir que a moviflor ainda existe obrigado Alvim”; “Se depois disto tudo, o PS ainda ganha as eleições, não sei o que pensar do nosso povo”; “Não tarda o PS está a fazer um post: A minha estante é melhor do que a tua”; “Que maravilha! Isto sim, é marketing!”; “Habemus Marketing em Portugal!”; “Espetacular!!!!”; “Caso para dizer que alguém teve um dedo mindinho que bateu na estante, assim nascem as lenda”; “Finalmente, humor na publicidade”.
Por fim, de referir que, além do debate político estar aberto, esta ‘técnica’ usada pelo IKEA é, na verdade, o segredo do sucesso em marketing.
A propósito, de lembrar que, há um dia, Fernando Alvim destacou precisamente a publicidade da marca de móveis. Leia o que escreveu na legenda do seu post: “Nos últimos anos, é cada vez mais difícil para as marcas arriscarem muito na forma como comunicam: o moralismo vigente, o medo de serem canceladas ou de gerarem mensagens de ódio nas redes, faz com que na prática seja muito difícil lembrarmo-nos de uma campanha de jeito. E muito menos, de nos rirmos com uma. Até que de repente, o insuspeitável Ikea faz isto”.