O Sindicato dos Registos e do Notariado denunciou o ator ao Ministério Público, após as suas declarações no “Júlia” sobre alegado esquema de corrupção, associado à atribuição da nacionalidade portuguesa. Agora Marcantonio emite um comunicado a esclarecer tudo e pede desculpas
Refira-se que o ator reside em Portugal há 40 anos, contudo ainda não é português.
Emite comunicado nas redes sociais
Em entrevista a Júlia Pinheiro, Marcantonio revelou “ter conhecimento de uma situação em que por 5000 euros em Portalegre se obtinha logo a nacionalidade portuguesa”. Contudo, garantiu que não cedeu a esta ‘tentação’ por se tratar de algo ilegal.
No entanto, o Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado fez denúncia ao Ministério Público. Além de indicar que o facto de o ator não ter dado a saber às autoridades, também não é legal.
Assim, o ator recorre às redes sociais para reagir à ação do referido sindicado. E esclarece: “A minha conversa com a Júlia Pinheiro no programa da SIC, expressou apenas a minha mágoa em virtude de ainda não ter conseguido ser português, pela impossibilidade de contornar o obstáculo legal de apresentação do certificado do registo criminal do país da minha naturalidade (Zimbabué), local de onde saí com apenas seis meses”.
E continua: “Nunca difamei nem foi minha intenção difamar quem quer que fosse e muito menos pôr em causa a honorabilidade, competência e imparcialidade dos Serviços de Registo e Notariado de Portalegre ou de qualquer outra localidade”.
Ator respeita e admira serviços
Escreve ainda o ator: “Tenho e sempre tive um enorme respeito pelos profissionais do sector com quem me fui cruzando ao longo de 40 anos em Portugal”.
De seguida refere que é, precisamente, pelo “muito respeito e admiração pelos serviços públicos em particular os dos Registos e Notariado”, que o seu processo “foi instruído em cumprimento escrupuloso da lei”.
Caso ocorreu há anos
“O que pretendi foi chamar à atenção que paralelamente a esta via legal, fui contactado por pessoas exteriores àqueles serviços que pretenderam agir como intermediárias (possivelmente por meio de ilegalidades e a troco de dinheiro) e que prometiam obter a minha nacionalidade, tentando enganar os Registos e Notariado de Portalegre, o que recusei veementemente!”, explica ainda.
Marcantonio esclarece que este episódio ocorreu há anos, tendo-o deixado “profundamente chocado”. Mas não denunciou, porque “as chamadas foram sempre efetuadas de números anónimos”.
Ator emite comunicado no qual pede desculpas
Por fim, o ator fez questão de pedir desculpas: “ Se a minha declaração foi mal interpretada, possivelmente por dificuldades de expressão (pois em momento algum afirmei que os profissionais dos Serviços dos Registos e Notariado estavam envolvidos nesta tentativa de extorsão de dinheiro) e se de alguma forma feri suscetibilidades, quero publicamente pedir desculpa a todos aqueles que direta ou indiretamente se sentiram ofendidos”.
A declaração do ator termina a manifestar o seguinte:” o que desejo profundamente é ser finalmente português, país que trago no meu coração há 40 anos e que me tem acolhido com tanto carinho ao longo todos estes anos e de toda a minha carreira”.
De referir ainda que alguns dos fãs do ator reagiram à sua publicação e estão solidários com o seu desejo. “És mais português do que muitos de nós… Por tudo o que nos dás na representação, na cultura… És Português um ator Português e Portugal deve-te tanto…”, escreveu uma internauta na página de Instagram de Marcantonio.