O anfitrião do programa “Cândido on Tour”, do Canal 11, e concorrente do programa da RTP1 “TaskMaster” é a capa da edição de abril da revista “Men’s Health Portugal”. O apresentador,, de 42 anos, foi o eleito para representar a capa da revista masculina numa edição muito especial, uma vez que se assinalam os 23 anos da publicação. Cândido Costa perdeu 24,1 kg em 5 meses: “O maior vencedor fui eu, ganhei saúde”.
O processo drástico do ex-futebolista aconteceu ao longo de cinco meses, e neste período perdeu 24,1 quilos, alcançando assim um estilo de vida saudável e novos hábitos de alimentação e de treinos físicos. Contudo, este não foi um processo fácil, a começar pelo convite! “O Pedro Lucas, diretor da ‘Men’s Health Portugal’, andou um ano atrás de mim para eu fazer isto”, afirmou na noite em que foi revelada a capa de que muito se orgulha. Com a agenda profissional cheia, declinou o convite e adiou a decisão algumas vezes. “Conhecia mais o Cândido em forma do que o Cândido gordinho. Deixei o futebol profissional há nove anos e até brincava com a minha imagem, achava que não engordava, mas ganhei mais de 20 quilos! Hoje posso dizer que estou com o peso que tinha quando deixei o futebol”, confidencia.
“Fiz esta capa pela minha família”
“Habituei-me a ter um corpo engraçado. Antes desta ‘viagem’ pesava 104,3 quilos.” Quando aceitou ilustrar a capa da publicação, não pensou na exposição mediática que esta transformação lhe traria, mas, sim, nos benefícios que ia alcançar. “Quando vi as minhas análises, pensei que se continuasse sem fazer nada o futuro não iria ser bom. Tinha um fígado gordo, muita dificuldade em adormecer e a verdade é que dormia muito pouco, porque faço mais de 25 mil quilómetros por mês para gravar o programa do Canal 11.” Cândido estava consciente de que o compromisso não seria tarefa fácil. “Fiz esta capa pela minha família. Encontrei valor nesta transformação, na saúde, na propriedade que eu ganharia para os meus filhos”, disse à TvMais, acrescentando: “O maior vencedor fui eu, ganhei saúde”.
“Vou continuar a treinar, é um vício”
A transformação física do antigo médio do FC Porto é incrível, como mostram as imagens, e Cândido Mota revelou quais foram as maiores provações ao longo do processo de vários meses. “O que mais me custou foi deixar de comer algumas coisas de que gosto mesmo, não foram os treinos!”, contou, sublinhando: “Tinha de organizar os lanches e fazer as opções certas durante o dia. No final das gravações, a equipa celebrava, porque tínhamos um bom programa e eu fazia opções de alimentação diferentes, mais saudáveis. Quando vamos para sítios mais pequenos, onde há excelentes restaurantes, tenho de me manter regrado”. “Não me custa praticar exercício, pois fui atleta de alta performance. Mas com a minha agenda de trabalho, não foi fácil!
Acordava às 5 da manhã para caminhar uma hora em jejum.” Agora que atingiu o objetivo a que se propôs, garantiu que vai manter algumas rotinas. “Vou continuar a treinar, agora é um vício! Gosto de chegar ao ginásio feliz, leve e com boa energia e sair de lá ainda melhor. E foi isso que aconteceu comigo, sempre”, concluiu.
Assine a nossa NEWSLETTER gratuita
Seja o primeiro a saber o que está a DAR QUE FALAR!
Percorra, por fim, a galeria de imagens. Cândido Costa perdeu 24,1 kg em 5 meses: “O maior vencedor fui eu, ganhei saúde”.