Os três concertos de Taylor Swift na Áustria, marcados para os dias 8, 9 e 10 de agosto, foram cancelados por causa de uma ameaça de ataque terrorista. Duas pessoas já foram detidas pelas autoridades austríacas e a imprensa local avança que alguns suspeitos teriam sido contratados como seguranças do evento.
Foi na própria quarta-feira, dia 8, que o diretor-geral de Segurança Pública da Áustria, Franz Ruf confirmou, através de uma conferência de imprensa, a detenção de um jovem austríaco de 19 anos na cidade de Tenitz, a 65 quilómetros de Viena, e de uma segunda pessoa na capital. De acordo com Ruf, foram apreendidos dispositivos e substâncias químicas usadas para a construção de uma bomba e o jovem estava a realizar “ações preparatórias concretas”.
Já o diretor dos Serviços de Informação, Omar Haijawi-Pirchner, disse que o homem fez uma “confissão completa” em que revela que pretendia usar armas brancas e explosivos. “O seu objetivo era matar-se a si próprio e a um grande número de pessoas, hoje ou amanhã, durante o concerto”.
As autoridades encontraram materiais relacionados ao Estado Islâmico e à Al Qaida na casa dos suspeitos. De acordo com os investigadores, os dois radicalizaram-se através da internet. De acordo com o jornal Kurier, amigos dos dois suspeitos deplanear o ataque terrorista pela polícia haviam sido contratados como seguranças dos concertos de Taylor Swift. O objetivo era facilitar o ataque.
Taylor Swift permanece em silêncio
A produtora responsável pelos concertos da cantora norte-americana, a Barracuda Music, anunciou através das redes sociais o cancelamento dos eventos. “Com a confirmação das autoridades de um planeado ataque terrorista no Estádio Ernst Happel, não temos outra opção senão cancelar todos os três concertos para segurança de todos”. Desde então, Taylor Swift permanece em silêncio nas redes sociais.
A última paragem da “The Eras Tour” foi na Polónia. “Não acredito que só temos mais duas cidades nesta digressão europeia. Vejo vocês em breve, Viena!” escreveu a cantora, na partilha mais recente, ainda antes dos cancelamentos. Entre 15 e 20 de agosto Taylor Swift apresenta-se no Wembley Stadium, em Londres.